A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) realiza, de 4 a 7 de novembro, a segunda edição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal (Sarem) de 2025. A estimativa é de que 10 mil alunos do Ensino Fundamental participem da avaliação.

O Sarem verifica o nível de aprendizagem dos estudantes, além de identificar avanços e indicar pontos que necessitam de reforço, servindo como base para o planejamento das ações pedagógicas nas escolas.

As provas serão aplicadas aos alunos do 1º ao 5º ano, com questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de produção de texto. Para as turmas do 3º ao 5º ano, o exame também incluirá conteúdos de Ciências Humanas e da Natureza. Cada caderno contém 20 questões de múltipla escolha, elaboradas de acordo com as habilidades e competências do currículo municipal.

A aplicação é organizada pela Coordenação Pedagógica da Seduc, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Educacional (CGE). Após a elaboração e revisão das provas, os materiais são encaminhados às unidades escolares, junto com os cadernos dos aplicadores.

“Os dados do Sarem nos permitem planejar intervenções pedagógicas mais assertivas e personalizadas, fortalecendo a aprendizagem dos alunos e orientando as formações continuadas dos professores”, destaca a secretária municipal de Educação, Karina Gomes.

Aplicado duas vezes ao ano, o Sarem é um exame importante para a construção de políticas públicas de qualidade no ensino em Presidente Prudente.

Fonte: Secretaria de Comunicação