As equipes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob), de Meio Ambiente (Semea) e Obras (Sosp) estão trabalhando nesta quinta-feira (06/11) na Avenida Paulo Marcondes, onde mais duas árvores comprometidas serão retiradas para a adequação da via e instalação dos dispositivos semafóricos. 

Para que o trabalho seja executado de maneira segura, tanto para a equipe, quanto para os condutores, a avenida precisou ser interditada parcialmente, na altura da Rua Arnaldo Vila Real, proximidades do Sílvio Materiais para Construção. 

Após a retirada das árvores, as equipes realizarão o nivelamento do solo e a aplicação de massa asfáltica, restabelecendo a segurança e o fluxo de veículos na avenida.

Conforme o engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici, os trabalhados precisaram ser pausados por aproximadamente 10 dias, por conta da instabilidade climática. 

De acordo com o biólogo da Semea, Thiago Gazoni, a retirada das árvores é necessária por conta do risco de queda. “As árvores são muito antigas e, ao longo dos anos, não receberam o manejo adequado. Hoje, as raízes se expandiram e causaram danos à via, representando risco aos motoristas”, explicou.

Fluxo

O trabalho de retirada das árvores precede a instalação dos semáforos. Os postes e braços que sustentarão os dispositivos já foram instalados. 

“A avenida recebe cerca de 1.500 veículos por hora nos horários de pico e, nos últimos meses, registrou mais de 80 acidentes. A Semob implantou dispositivos de trânsito e novas sinalizações e, agora, em parceria com outras secretarias, estamos aprimorando a via para garantir mais segurança e fluidez no trânsito”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano.


Fonte: Secretaria de Comunicação