O município de Presidente Prudente comemorou nesta sexta-feira (06/11) a conquista de uma importante e esperada marca: a climatização de mais de 50% das escolas municipais. Para celebrar os números alcançados pela gestão, foi realizado um ato na EM Giseli Dalefi, localizada no Residencial Universitário, uma das maiores unidades da rede, com 638 alunos, onde 23 salas foram climatizadas. 

A cerimônia contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã, da secretária Municipal de Educação (Seduc), Karina Gomes, do deputado estadual Mauro Bragato, do vereador Cesar Saito – Babu, e do membro do Conselho de Escolar, João Paulo Pazote, além da equipe gestora. A EM Giseli Dalefi foi escolhida por conta de um vídeo gravado no início de 2025, quando os alunos relataram que gostavam muito da escola, porém, gostariam de que as salas recebessem ar-condicionado, desejo concretizado em menos de um ano.                                                                 

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), mais de 30 escolas municipais estão 100% climatizadas, das 66 unidades que compõem a rede. As restantes já estão encaminhadas, ou com os aparelhos comprados e aguardando a adequação elétrica, ou com a adequação elétrica já efetuada e finalizando a compra das máquinas. 

O membro do Conselho de Escolar da EM Giseli Dalefi, João Paulo Pazote, comentou que o ar-condicionado não é só conforto, em cidades como Prudente, mas também um instrumento que auxilia no fator ensino-aprendizagem. “Um ambiente agradável contribui para que o alune preste mais atenção, se concentre na aula, por isso a gente agradece muito esse apoio”. 

Karina Gomes, secretária da Seduc, agradeceu o apoio de todos que estão contribuindo para concretizar esse sonho. “Agradeço ao prefeito e também ao deputado Mauro Bragato, que enviou verbas. Há escolas que, só na adequação, gastaram R$ 140 mil. Estamos conseguindo cumprir nosso objetivo”. 

O prefeito Tupã comentou sobre a alegria em poder cumprir seu dever e poder realizar sonhos. “A gente vê a alegria estampada no olhar destas crianças e em um espaço ainda mais acolhedor e agradável, que é o nosso dever. Essa é mais uma promessa que fizemos e que estamos cumprindo. Hoje comemoramos 50%, mas até o ano que vem, vamos colocar ar-condicionado em 100% das escolas”, afirmou.


Fonte: Secretaria de Comunicação