A cidade de Presidente Prudente marcou presença no Fórum Paulista de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, realizado em Campinas (SP). O encontro reuniu mais de 100 secretários municipais de Esportes de todo o Estado para discutir estratégias e ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e do desenvolvimento esportivo no interior paulista.
A secretária municipal de Esportes, Maria Cristina Madeiral, a Tute, representou Prudente no evento promovido pela Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer (Abrasel).
“Esse encontro visa movimentar novamente o esporte prudentino. Precisamos debater políticas públicas, fortalecer parcerias e garantir que os recursos cheguem aos municípios para reconstruirmos o esporte local”, destacou Tute.
Durante o fórum, propostas para viabilizar emendas parlamentares foram discutidas, além da importância de emendas para o fortalecimento da representatividade dos municípios paulistas. Em Presidente Prudente, a Secretaria Municipal de Esportes não tinha itens básicos para a realização de atividades, como bolas e redes.
“Prudente é uma cidade que já brilhou muito no cenário esportivo e precisa voltar a brilhar, e nós estamos trabalhando muito para que isso aconteça e já está acontecendo. Retornamos com as escolinhas ampliando vagas e chegando a quase 4.500 alunos atendidos. Também estamos com o amadorzão que é sucesso pelos bairros”, reforçou a secretária.
De fato, a história do esporte prudentino é marcada por conquistas memoráveis. A bandeira da cidade já foi erguida em pódios internacionais com Claudinei Quirino, André Domingos, Edson Luciano e Vicente Lenilson, que conquistaram a medalha de prata no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.
Neste ano, o esporte prudentino voltou a brilhar com grandes conquistas. A atleta Júlia Isogai Guedes representou Presidente Prudente em grande estilo ao conquistar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16. O resultado coloca Júlia entre as jovens promessas do atletismo local e nacional. O desempenho dela se soma às vitórias de Izabela da Silva e Lucas Marcelino, que garantiram medalhas de ouro e prata no Troféu Brasil de Atletismo, realizado em agosto de 2025. As equipes de vôlei e natação de Prudente também se destacaram nas competições ao longo do ano, enquanto Jerusa Geber dos Santos conquistou ouro no Mundial de Paratletismo.
Esses são alguns dos nomes e resultados que mantêm viva a tradição esportiva prudentina e reforçam o potencial da cidade em revelar talentos.
O município também tem um passado vitorioso em outras modalidades. Na década de 1980, Hortência brilhou com a equipe da APEA Prudente, bicampeã paulista e vice-campeã mundial na China. O atletismo formou o olímpico Mauro Vinícius da Silva (Duda); o futebol revelou o zagueiro Miranda (João Miranda de Souza Filho); e o karatê teve Lacombe como um de seus maiores ícones.
A própria secretária Tute carrega essa trajetória esportiva, tendo defendido o basquete prudentino ao lado de lendas como Hortência e Magic Paula.
Com o diálogo aberto no fórum e a união de gestores de todo o Estado de São Paulo, Presidente Prudente dá mais um passo para cada dia mais retomar seu lugar de destaque no mapa esportivo nacional.
Fonte: Secretaria de Comunicação