A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (eMulti), realizou na noite desta terça-feira (18) o 10º evento de apresentação das ações anuais das eMultis, reunindo cerca de 300 pessoas no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo.
A festividade contou com a presença de toda equipe do eMulti, formada por assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos, além da gestão da pasta, representada por Gisele Orrigo, do departamento de planejamento, pela coordenadora das ESFs, Daniele Pinho.
O ponto alto da programação foi a apresentação dos grupos que ocorrem semanalmente nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), incluindo os de cantoterapia “Quatro Cantos” e “Em Sintonia”, e o grupo de atividade física “Movimento + Saúde”. Encerrando a programação artística, os servidores da Secretaria de Saúde subiram ao palco e interpretaram duas músicas, concluindo o evento em clima natalino.
eMulti
De acordo com a Sesau, essas ações apresentam representam apenas uma parte do trabalho das equipes. Os demais profissionais das eMultis atuam em diversas frentes ao longo do ano, realizando palestras educativas, Auriculoterapia, Atendimentos individuais, como os nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, e visitas domiciliares aos pacientes.
Esse mesmo tipo de atuação também é desenvolvido pelas fonoaudiólogas e pelas assistentes sociais, que, além de conduzirem grupos, desempenham todo esse trabalho de atendimento, orientação e apoio às equipes e à comunidade.
Vale destacar ainda que as fisioterapeutas conduzem grupos voltados especificamente para dores crônicas, não sendo grupos de atividade física, mas sim de cuidado terapêutico especializado.
Fonte: Secretaria de Comunicação