A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), esteve nesta quarta-feira (19/11) no Jardim Santa Clara para atender a comunidade em mais um plantão, bairro onde foi confirmado o terceiro caso de leishmaniose visceral em humanos de 2025.
Os profissionais, que ficaram na Rua Antônio Lopes Filho, em frente à Academia da Terceira Idade, receberam a população em massa do bairro, tutores que colaboraram com a iniciativa e levaram seus animais para realizarem coleta de sangue, exame necessário para o diagnóstico de leishmaniose, para a chipagem e vacinação antirrábica em cães e gatos acima de 5 meses.
No dia 27 de novembro, o plantão será no Jardim Jequitibás, na Rua César Audi, na área verde, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h.
3º Caso
O terceiro caso de leishmaniose visceral humana foi confirmado no Jardim Santa Clara em outubro de 2025. O morador ficou hospitalizado até 3 de novembro para realização do tratamento, e hoje está fora de risco.
A partir da confirmação dos três casos, a Sesau tem atuado nos bairros para combate ao mosquito-palha, transmissor da doença, com limpeza de quintais, coleta de sangue em cães e borrifação do inseticida.
É importante que a população colabore com os agentes de saúde, mantenha o ambiente limpo, destine o lixo corretamente e proteja seus animais para evitar a proliferação do inseto.
Conforme o Ministério da Saúde, a leishmaniose visceral é uma doença de evolução crônica que, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos. Os sintomas são: febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.
Fonte: Secretaria de Comunicação