Conquistando o Primeiro Emprego; Orientação Profissional; Planejando e Desenvolvendo sua Carreira; Vença a Timidez; Potencialize o Seu Negócio; Liderança Para o Empreendedor; Marketing Pessoal; Atendimento e Vendas; Gestão Financeira; Marketing Para Abertura de Empresas; e Administração Pessoal. Esses são os 11 cursos com inscrições abertas no inovaprudente.com.br/jovem. Os aprendizados, que integram o Programa ‘Inova Jovem’ e têm 500 vagas disponíveis, são totalmente gratuitos e destinados a jovens de 16 a 24 anos.
O lançamento da iniciativa foi realizado nesta sexta-feira (16/08), no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, pelo prefeito Nelson Bugalho e vice-prefeito Douglas Kato. Na oportunidade, o chefe do Executivo destacou que o ‘Inova Jovem’ é resultado da parceria entre a Fundação Inova Prudente e a Coordenadoria da Juventude, e conta ainda com apoio das secretarias de Tecnologia da Informação (Setec) e Desenvolvimento Econômico (Sedepp).
De acordo com o prefeito, o Governo está atuando em prol dos jovens, uma vez que as empresas procuram pessoas da faixa-etária com experiência. “O Inova Jovem é uma iniciativa interessante, serão professores qualificados e aulas presenciais no máximo duas vezes na semana. Esperamos que os jovens desfrutem, pois é obrigação da Administração e é o que queremos fazer, capacitá-los”, pontuou.
O diretor-presidente da Inova, Bruno Garcia Carnelóss, afirmou ser mais uma ação da fundação que prevê capacitá-los e ajudá-los na busca pelo primeiro emprego. “Algo novo que irá impactar a vida dos jovens”. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o coordenador da Juventude, Tiago Oliveira, disse ser uma alegria o lançamento do ‘Inova Jovem’ e pediu para que os jovens aproveitem a oportunidade que é uma política pública de qualidade.
O secretário da Sedepp, Carlos Alberto da Silva Corrêa, informou que o Balcão de Empregos, mantido pela pasta, oferta inúmeras vagas de trabalho diariamente e comentou que normalmente as mesmas não são preenchidas por falta de qualificação profissional. Dessa forma, enalteceu o ‘Inova Jovem’ e o definiu como um trabalho importante e que vem ao encontro do que as empresas buscam.
O vereador Wellington de Souza Neves, que falou em nome dos demais presentes, ressaltou que acreditar e investir no jovem é olhar para o futuro. O representante do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola), Júlio César da Silva, frisou que a iniciativa é um assunto extremamente importante que a entidade vivencia diariamente.
“Muitos dos jovens que serão beneficiados estão na nossa base de talentos, mas a queixa dos empresários é a falta de qualificação. Nos comprometemos em atualizar esse banco de dados quando concluírem o curso e a incentivar os empresários a olharem esses jovens”, salientou Júlio.
Além de a iniciativa ir ao encontro dos empresários, o secretário da Setec, Rogério Alessi, pontuou que os cursos foram escolhidos por meio de uma pesquisa realizada entre os jovens no primeiro semestre, ou seja, “são as principais demandas da cidade”.
Por fim, o prefeito disse que espera uma divulgação maciça do ‘Inova Jovem’ para que sejam alcançados 500 jovens para preencher todas as vagas. “Temos que estimular para que os jovens tenham capacitação e esteja preparado para o futuro”, concluiu.
Além dos já citados no texto, o lançamento do programa contou com a presença de jovens e representantes das escolas estaduais Anna Antônio, Arlindo Fantini, Mirella Pesce Desidere, Tannel Abbud e Fatec (Faculdade de Tecnologia) ‘Edson Manfre, da CAC (Casa do Aprendiz Cidadão), dos vereadores Elza Alves Pereira e Pereira e José Retali Tabosa, bem como representantes dos parlamentares Adão Batista da Silva, Alba Lucena Fernandes Gandia, Izaque José da Silva e William César Leite, bem como do deputado Ed Thomas, e de demais secretários e representantes do Governo.
Inova Jovem – Para se inscrever no programa, basta acessar o link: inovaprudente.com.br/jovem e preencher o formulário que ficará disponível por dez dias para que haja tempo de consolidar todas as informações. Neste, o jovem deverá escolher até três opções de cursos bem como informar qual o melhor horário para frequentar as aulas, sendo no período da manhã, das 8h às 11h, tarde, das 14h às 17h, noite, das 19h30 às 22h, ou aos sábados, das 8h às 12h.
Os aprendizados e horários mais procurados serão lançados nesta primeira edição, ou seja, um mesmo curso poderá ter mais de uma turma e algum outro, com baixa-procura, poderá ter início somente na segunda edição do ‘Inova Jovem’. A previsão é que as aulas tenham início na primeira quinzena de setembro e sigam até o início de dezembro. Os cursos têm duração entre 35 e 60 horas. Todos os professores são profissionais do mercado de trabalho e/ou docentes universitários. Os aprendizados são totalmente gratuitos e incluem material didático, cujas apostilas serão fornecidas a todos os alunos.
Fonte: Secretaria de Comunicação