Na manhã desta quinta-feira (21/07), a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), enviou as primeiras amostras de casos positivos do coronavírus ao Instituto Butantan, em São Paulo, que passarão por análise de sequenciamento genômico. A entrega foi acompanhada pela farmacêutica do departamento, Adriana Vitório.
De acordo com a coordenadora técnica de saúde da VEM, Vânia Maria Alves, as amostras foram coletadas em 12 unidades de saúde do município. O Instituto Adolfo Lutz será o responsável pela entrega das coletas em São Paulo.
Conforme a secretária da Sesau, Márcia Lima Dantas, o objetivo da parceria entre Prudente e o Butantan é identificar o sequenciamento de variantes que estão circulando na região, visando proporcionar maior eficácia no controle sanitário e epidemiológico do município.
Segundo o bioinformata da Rede de Vigilância Genômica do Instituto Butantan, Alex Ranieri, a melhor ferramenta é ficar de olho no que está acontecendo com o SARS-CoV-2.“Esse não é um vírus com o comportamento sazonal como o da influenza, que a gente prevê quando vai aparecer. No caso dele, o monitoramento e o sequenciamento genômico permitem que vejamos quando o vírus consegue se propagar ou não”, explicou.
Fonte: Secretaria de Comunicação