Pelo 2º ano consecutivo, a cidade de Presidente Prudente é destaque no Prêmio Líderes e Expoentes da Governança Pública, por meio do projeto Sala de Gestão e Governança, desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O município ficou entre os 12 destaques nacionais, considerando as 2.400 cidades monitoradas pela plataforma participantes do projeto.

A premiação aconteceu nesta terça-feira (17/12), por videoconferência via YouTube, durante o VIII Seminário Internacional de Custos, Governança e Auditoria do Setor Público, que teve a participação da secretária Municipal de educação, Marta Primo de Oliveira, e do supervisor de ensino da pasta, Fredy Moreira, que foi convidado para fazer o cerimonial do evento.

De acordo com o supervisor de ensino, Fredy Moreira, a certificação é baseada em um sistema que visa transparência e controle dos custos das unidades escolares.

“Nesse ano de 2024, o diferencial de Presidente Prudente, foi que nós avançamos no quesito da transparência, inserindo dados recentes e, principalmente, as parcerias estabelecidas com órgãos de monitoramento e fiscalização”, explicou.

Conforme o supervisor, foram estabelecidas parcerias com o Ministério Público das Cidades, e com o TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), com o Comed (Conselho Municipal de Educação de Presidente Prudente) e com o Cacs-Fundeb (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS-FUNDEB), que também participam do acompanhamento do processo de transparência e garantiu o destaque nessa categoria.

Prudente, agora, também integra o repositório será nacional de transparência, então todas as escolas do Brasil participantes do projeto poderão colocar seus custos, inclusive o nível de serviço comparado.

“Então, essa somatória de avanços na transparência, a partir da sala de gestão e governança, nos conferiu pelo segundo ano consecutivo a premiação, o que é uma responsabilidade a mais para o próximo ano”, ressaltou o supervisor.

O projeto é uma atividade promovida pelo LabGOVER, como ação do projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil (SalaSEB). O prêmio teve em 2024 sua quinta versão, com objetivo de reconhecer e apoiar gestores e, especialmente, os secretários de educação municipais, entidades e pessoas que se destacaram no apoio à disseminação da governança baseada em relatório de evidências auditáveis de custos.

Marta Primo de Oliveira, secretária da Seduc, agradeceu a parceria de todos os envolvidos na Administração, bem como no apoio das escolas. “Uma Educação de qualidade com responsabilidade fiscal e transparente, sempre foi nosso objetivo”.

Fonte: Secretaria de Comunicação