A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado está desenvolvendo um Programa de Fomento da Cadeia produtiva do Artesanato em todo o território paulista. Presidente Prudente é a primeira localidade do Estado a fazer parte deste plano, e terá a artista Marta Bedin como articuladora regional.
Segundo ela, o programa tem como objetivo trabalhar em conjunto com as secretarias de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico visando colaborar com a expansão das atividades ligadas ao artesanato, como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e social da comunidade.
Chamou a atenção das autoridades regionais o programa Destino Oeste Paulista, encabeçado pelo Conselho Municipal de Turismo, onde o artesanato ganhou papel de destaque por seu protagonismo no contexto turístico e econômico da região.
“Acredito que esse resultado seja por causa, também, das nossas dificuldades que são muitas. Então quando alguém, pela primeira vez, quer ouvir o que passamos para produzir e nosso produto chegar até o cliente, não tem como deixar passar”, declarou a artesã, sobre a oportunidade de liderar este movimento na região.
No último dia 12 de novembro, Bedin, na condição de representante regional dos artesãos, foi convidada pela segunda vez para participar do Prêmio Governador do Estado, como uma das representantes dos artesãos em São Paulo na cerimônia da entrega do Prêmio.
Na oportunidade foi tratada sobre a realização do RevelandoSP em 2025, e a representante falou sobre a participação dos artesãos, para que o evento gere renda para os expositores.
Fonte: Secretaria de Comunicação