O Ambulatório Médico Municipal de Presidente Prudente/DST Aids e as unidades de saúde do município concluíram na sexta-feira (13/12) o balanço da ‘Campanha Fique Sabendo 2024’, que marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado em 1° de dezembro.
Conforme os dados obtidos com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), após 11 dias de campanha, foram realizados 4.055 testes rápidos, que detectaram seis novos casos positivos para HIV e 60 positivos para Sífilis. Também foram distribuídos 267 autotestes.
De acordo com o farmacêutico do programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, a campanha deste ano foi um sucesso, com excelentes números alcançados, e explica que cada unidade de saúde será responsável pelos positivos detectados, que serão contatados para realizarem a contraprova.
“Os positivos de HIV são encaminhados para o Ambulatório Municipal, onde serão realizados novos exames, como a coleta do CD4 e da carga viral, que vão avaliar a função do sistema imunológico. Caso o positivo seja confirmado, o paciente seguirá com o tratamento no Ambulatório, onde também fará a retirada da medicação”.
Ainda conforme Saviolo, os casos de sífilis seguem o fluxograma das unidades de saúde, onde o paciente vai ser submetido a um segundo exame, conhecido como VDRL (Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas), para saber se a sífilis que foi diagnosticada no primeiro teste é ativa ou não. Se o VDRL for, o paciente seguirá para tratamento na unidade de saúde.
Caso algum munícipe tenha interesse em realizar o exame fora do período da campanha, é só ir até o Ambulatório Médico Municipal/DST/Aids, localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2357, em frente ao Hospital de Esperança (HE).
Fonte: Secretaria de Comunicação