Presidente Prudente sediará neste sábado (20/09), às 19h30, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, a 16ª edição do Prêmio “Benjamin Resende” de Arte, Cultura e Cidadania da APE. A entrada é gratuita, mas quem desejar poderá contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Presidente Prudente.

O evento é organizado pela Associação Prudentina de Escritores (APE), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Nesta edição serão 17 contemplados, em sete categorias: Artes Visuais, Artesanato, Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro. O prêmio reconhecerá representantes de oito municípios: Anhumas, Narandiba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.

Os homenageados receberão uma placa de metal confeccionada pela Fivelas Pelegrini, em reconhecimento à excelência de seus trabalhos. A programação no Teatro do Matarazzo inclui apresentações de sapateado, música autoral, teatro ao vivo e depoimentos de artistas.

Criado pelo escritor e professor Carlos Francisco Freixo, presidente da APE, o prêmio chega à sua 16ª edição, somando 259 profissionais já reconhecidos ao longo de sua história.

A honraria leva o nome de Benjamin Resende, 91 anos, advogado formado pela USP, professor universitário de Letras (Língua Portuguesa, Literatura e Teoria Literária), pesquisador histórico e autor da série de livros Raízes Prudentinas, cuja sexta edição foi lançada em agosto deste ano. Resende é considerado exemplo de dedicação e inspiração para a cultura regional.

Fonte: Secretaria de Comunicação