Presidente Prudente promoveu nesta quarta-feira (29/10), por videoconferência, o 1º Simpósio sobre Arboviroses, com o tema “Visando o paciente e o controle vetorial: o que esperar para os próximos anos?”. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Unoeste. O evento foi aberto pelo prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã e teve a participação de integrantes de 68 cidades de todo o país.
De acordo com os dados do Núcleo de Educação à Distância – Nead, da Unoeste, a transmissão chegou a receber 2,2 mil visualizações imediatas e recebeu 730 inscrições.
A abertura oficial contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que enviou um vídeo gravado especialmente para o evento, do pró-reitor acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste, da secretária municipal de Saúde de Prudente (Sesau), Adriana Vitório, da coordenadora do WMP – World Mosquito Program Brasil, Eliane Moreira, e da promotora de Justiça de Presidente Prudente, Vanessa Zorzan.
Creste parabenizou a iniciativa e ressaltou a parceria da Unoeste com a administração municipal. “Que o evento possa colaborar e ser acessado pelo YouTube por muitas pessoas, em qualquer local do mundo, uma temática muito importante. A Unoeste se sente honrada em poder contribuir.”
Adriana Vitório, secretária da Sesau, destacou a oportunidade de Presidente Prudente em ser o centro de um debate tão necessário sobre o futuro da vigilância, a prevenção e o controle das doenças transmitidas por vetores. “O simpósio nasce do nosso compromisso em antecipar soluções e transformar conhecimento científico em ações concretas.”
A secretária apresentou alguns números de 2025, resultado das ações das equipes de vigilância: mais de 143 mil visitas domiciliares realizadas por agentes, 53.900 BCCs, mais de 10.500 imóveis nebulizados, 1.100 visitas em locais especiais e pontos estratégicos, além de mais de 1.400 atendimentos de denúncias e demandas da população.
O prefeito Tupã comentou sobre o fato de a cidade ter se tornado referência com a implantação da primeira biofábrica do Método Wolbachia do Estado de São Paulo. O chefe do Executivo também relembrou a situação da zeladoria no início de 2025.
“No começo do ano, vivemos uma situação delicada, assumimos a cidade com a zeladoria bastante comprometida. Agora, estamos fazendo um trabalho planejado, com apoio dos parceiros, com várias operações de limpeza pública, como o Prudente + Limpa, que já retirou mais de 700 caminhões de lixo. Que esse simpósio possa trazer mais conhecimento para que possamos empregar, ainda mais, conhecimento.”
Ministro da Saúde
Alexandre Padilha destacou a qualidade dos palestrantes, a importância do tema e o contexto atual, marcado pelas mudanças climáticas que já demonstram seus impactos, como o aumento da temperatura média e, consequentemente, da presença dos vetores das arboviroses em diversas regiões. Ele mencionou ainda as novas tecnologias, como vacinas contra dengue e febre amarela, e relacionou o tema à COP 30, que também discutirá questões ambientais ligadas às arboviroses.
“O enfrentamento às arboviroses, em especial à dengue, é um ato de educação em saúde. É necessário que haja a mobilização das famílias, das comunidades, das igrejas, sempre com informações corretas, com base na ciência e nos profissionais de saúde.”
Palestrantes
Na sequência, o tema foi abordado com o propósito de fortalecer a capacitação contínua de profissionais de saúde, equipes de vigilância e agentes de controle vetorial do município de Presidente Prudente e região, por meio de palestras ministradas por grandes nomes do setor:
• Dra. Lívia Vinhal Frutuoso: Coordenadora-Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde
Tema: Vigilância e controle de arboviroses: avanços, desafios e novas estratégias em saúde pública
• Dr. Éder Gatti Fernandes: Diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Ministério da Saúde
Tema: Avanços e perspectivas da imunização contra arboviroses no Brasil
• Dr. André Ricardo Ribas de Freitas: Médico epidemiologista, pesquisador e professor da Faculdade São Leopoldo Mandic
Tema: Aspectos epidemiológicos e desafios clínicos no enfrentamento das arboviroses
• Dr. Adriano Abbud: Diretor do Instituto Adolfo Lutz
Tema: Diagnóstico laboratorial e vigilância integrada de arboviroses
• Dr. Karlos Diogo de Melo Chalegre: Assessor da Fiocruz
Tema: Pesquisas e inovações no controle vetorial
• Dr. Dalton Pereira da Fonseca Júnior: Especialista em controle vetorial
Tema: Estratégias modernas no controle do Aedes aegypti
• Ana Carolina Rabelo: Pesquisadora e coordenadora do Método Wolbachia no Brasil
Tema: Implementação e resultados do Método Wolbachia no controle das arboviroses
• Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro: Pesquisador da Unoeste
Atuação: Mediação e encerramento do simpósio
O evento está disponível no YouTube, no canal oficial da Unoeste.
Fonte: Secretaria de Comunicação