A sensação de voltar a ser criança, e a oportunidade de conhecer as belezas naturais de Presidente Prudente puderam ser sentidas por 28 pessoas da melhor idade que integram o projeto Idoso Feliz, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), com envolvimento do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Renata Guimarães Santos Mello. Eles aproveitaram a tarde desta sexta-feira (23/03) para conhecerem de perto as atrações da Cidade da Criança Agripino Lima, através do projeto ‘Melhor Idade no Parque’, do Instituto de Gestão de Projetos (Gepron). E como grande parte do parque ecológico é formada por área verde, teve até temática alusiva ao tema educação e preservação ambiental. É que na recepção cada um deles ganhou um cocar de índio. Caracterizados, os “velhinhos” subiram no trenzinho e partiram com destino a primeira parada: a Morada dos Pássaros “Dr. Antônio José Machado Dias”.
Além da educadora física da SAS, Márcia Rosas, que acompanhou o pessoal da melhor idade, o passeio teve acompanhamento da gerente de Cultura da Gepron, Rosimeire Peperaio, da bióloga Daniela Herrera Scarabelli, e do supervisor geral do parque Milens Belonci. De acordo com a bióloga, o fato dos idosos terem “ganhado” adereço de índio foi além do objetivo de promover integração entre os participantes. “Foram dois principais motivos que nos levaram a recepcioná-los dessa maneira. O primeiro deles se deve ao fato de que essa região já foi povoada lá no passado por índios xavantes, caiuá, caingangues e guaranis. O segundo é porque os índios são os únicos que conseguem conviver em harmonia com a natureza”, explicou Scarabelli.
Já no aviário, eles acompanhavam encantados a beleza das aves. Moradora do Jardim Paulista, a aposentada Luzia Vitor Teixeira, 70 anos, gostou tanto que até posou para foto no ambiente que é formado por inúmeros viveiros. “Estou adorando. Tão encantada com os animais que não dá nem vontade de ir embora mais”, alegava em tom de contentamento e satisfação. O casal de namorados Heleno Ferreira de Carvalho, 65 anos, e Ivone Vatri, 63 anos, moradores do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e Vila Formosa, respectivamente, também pareciam não acreditar no que viam.
“É a terceira vez que estamos aqui. E a cada vez somos surpreendidos porque isso [Cidade da Criança] está cada vez mais bonito. Sem contar que além das surpresas, existe ainda a ‘higiene mental’”, ressaltou ele. “É tão bom para distrair que até esquecemos dos problemas. Tanto que eles já ficaram para trás”, completou ela toda simpática.
Depois do aviário, o grupo foi visitar o Planetário Doutor Odorico Nilo Menin Filho, onde acompanharam atentamente sessão de conhecimento do complexo astronômico. De lá, foram direto conhecer de perto as novidades do Parque Aquático. Por fim, o passeio terminaria na praça de alimentação do parque, com distribuição gratuita de lanche aos visitantes.
Como a partir de hoje o projeto será realizado todas as sextas-feiras, a educadora física da SAS conta que os 700 contemplados no Idoso Feliz deverão visitar o local por meio desse novo projeto. “Hoje veio um grupo reduzido em razão das chuvas, mas nossa pretensão é trazer todas as sextas grupos de 40 pessoas. O maior objetivo é tirar o idoso de casa para momentos de lazer, de modo a contribuir com a saúde deles”, encerra Márcia Rosas.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação