Domingo, 24 de Novembro de 2024
Histórico
A Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, foi criada em 1944 através da Lei Municipal nº 052, e leva o nome do Dr. Abelardo de Cerqueira César, por ter sido ele o relator do projeto de Lei que criou o Município e Comarca de Presidente Prudente. Doações de obras pertencentes à Academia Dr. Joaquim Murtinho foram responsáveis pelo início da Biblioteca que, conta hoje com um acervo de mais de 70 mil títulos, além de fitas VHS, jornais e revistas.
A Biblioteca foi abrigada em diferentes endereços na cidade. Em 1977 foi criado o “Palácio da Cultura Dr. Pedro Furquim”, que englobava a Biblioteca Municipal e os demais órgãos culturais do município. Em 1981 foi nomeada a primeira bibliotecária, e os serviços prestados foram tomando grandes proporções. Em 2002, visando adequar o Palácio da Cultura à realidade de centro de informações, seu nome foi alterado para “Centro Integrado de Informação Dr. Pedro Furquim”.
No dia 16 de março de 2009, a Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César mudou-se para o Centro Cultural Matarazzo, totalmente revitalizado e restaurado, ampliando seus serviços e proporcionando à população prudentina um complexo de atividades voltadas à cultura.
Acervo Circulante
Livros de Literatura (romances e afins) podem ser emprestados por até sete (07) dias. Em caso de muita procura (período de provas/vestibulares ou trabalhos escolares), os livros serão emprestados por, no máximo, três (03) dias. Livros didáticos podem ser emprestados por três (03) dias. Acervo de referência (enciclopédias, livros de arte e dicionários), periódicos (jornais e revistas), pastas de separatas da hemeroteca e livros com apenas um (01) exemplar NÃO CIRCULAM. A circulação de livros com assuntos específicos ficarão a critério da direção da biblioteca.
Acervo
A Biblioteca conta com aproximadamente 80 mil obras catalogadas, dentre elas todo o acervo circulante – livros com mais de um exemplar – que estão disponíveis para o empréstimo. Dentro desse acervo ainda se encontra uma variedade de títulos em braile, livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, além de material específico sobre obras de arte e de uma rica literatura infantil e infanto-juvenil.
Acervo de periódicos
Diariamente, jornais da cidade e os principais jornais do estado, inclusive jornais de publicações de concursos, estão disponíveis para os clientes da informação. Revistas de diversas áreas também estão disponíveis nos mais variados assuntos como: moda, turismo, lazer, entretenimento, variedades e ciências.
Acervo didático e sala de estudos
Possui livros das mais diferentes disciplinas escolares, podendo ser utilizadas para estudo em grupo ou individual.
Normas e Prazos
O cliente poderá retirar, por empréstimo, dois (02) livros de cada vez. Vencido o prazo do empréstimo, o cliente poderá renová-lo, trazendo o livro e sua carteirinha até a Biblioteca, desde que não haja reservas para o referido livro. O atraso na devolução dos livros acarretará ao cliente o pagamento de multa em forma de doação de obras para o acervo da Biblioteca. O cliente que não saldar os compromissos assumidos com a Biblioteca Municipal ficará suspenso.O tempo da suspensão será determinado pela direção. Se reincidir em falta com o Regulamento de Empréstimo poderá ter sua inscrição cancelada, não podendo renová-la pelo prazo de dois (02) anos. Não será permitido empréstimo ao cliente com cadastro vencido ou suspenso por irregularidades
Inscrição de Usuário
• Para se inscrever na Biblioteca Municipal, na Seção Circulante, o cliente deverá providenciar os seguintes documentos:
• Duas (02) fotos 3 X 4 recentes;
• Documento de identidade ou registro de nascimento (no caso de ser menor de idade), ou RG escolar;
• Comprovante de endereço recente (conta de luz, telefone, carnê de IPTU ou extrato bancário);
• Comprovante de endereço de parente próximo, amigo ou vizinho, para referência (os mesmos já citados);
• Menor de 18 anos deve vir acompanhado do pai ou responsável para assinar a autorização para o empréstimo de livros na biblioteca.
Pesquisa
Para efetuar pesquisas na Biblioteca, utilizando-se ou não do acervo da mesma, é obrigatório que o cliente apresente documento de identidade ou equivalente, com foto, no balcão de atendimento. Cada cliente deverá apresentar seu documento. Não será permitida a entrada, no recinto da Biblioteca, de bolsas, estojos, sacolas ou mochilas, que deverão ser guardados no balcão de atendimento e retirados, na saída, mediante um número de controle entregue na entrada. Não será permitido o consumo de comida e bebida ou cigarro nas dependências da Biblioteca.
Biblioteca infantil:
O atendimento é realizado por profissionais através de agendamento prévio que poderá ser efetuado por escolas e grupos visitantes. A sala possui um acervo aberto com obras dos mais variados escritores da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil e conta com uma programação que, a cada mês trabalha um tema diferenciado, de uma forma agradável, utilizando-se das artes plásticas, contação de histórias e teatro de bonecos.
Acesso Gratuito a Internet:
O Infocentro disponibiliza à população 50 computadores com acesso gratuito à internet, sendo 02 exclusivos para pessoa com deficiência visual e 02 para pessoa com deficiência física. Estes estão disponíveis para realização de pesquisas e outros serviços de inclusão digital.
Documentos Necessários para Acesso Gratuito à Internet
• RG;
• Comprovante de endereço;
• Obs: Menores de 12 anos devem vir sempre acompanhados de responsáveis
• Menores entre 12 e 16 anos devem vir acompanhados de responsáveis apenas no momento do cadastramento.
Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes
CEP 19030-000 - Presidente Prudente – SP
Telefones: (18) 3226 -3399 / (18) 3223 -7554
(18) 3916.0589 (adaptado para surdos)
Biblioteca:
De segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 12h30.
Internet:
De segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h, das 14h às 19h e aos sábados das 8h30 às 12h30.
Número: (18)3223-7554
É responsável pela organização e circulação de eventos e bens culturais, agregando produtores culturais e artistas de em todas as linguagens: cênicas, musicais, literárias e visuais.
Atua no planejamento e na execução dos principais eventos culturais no município, sejam ele de âmbito municipal, regional, estadual ou nacional, proporcionando eventos ou situações que permitam ao público expor , representar seus trabalhos, buscando uma qualidade de vida mais apuradas.
Objetivo
Proporcionar cultura, lazer, entretenimento à população, colaborando para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
LOCAIS DE ATUAÇÃO
-Teatro Paulo Roberto Lisboa
-Teatros de Arena
-Anfiteatros
-Espaços alternativos
IBC Centro de Eventos
Espaço Laje
Cine Condessa Filomena Matarazzo
Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiuva, 749 Vila Marcondes
Segunda a sábado das 8h às 18h
Compete planejar, coordenar e avaliar projetos e programas realizados em assuntos relacionados aos segmentos artísticos existentes, bem como gerenciar e promover a fiscalização da realização dos programas e propostas da secretaria
Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes
Segunda a sexta das 8h às 18h.
Este departamento está comprometido com o processo de desenvolvimento cultural do cidadão, buscando a sua formação artística e intelectual, capacitando-o a conhecer, aceitar e transformar a sua realidade através da arte. Sabe-se que ao fazer e conhecer arte, os estudantes percorrem trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos diversos sobre sua relação com o mundo. Além disto, desenvolvem potencialidades importantes para a vida adulta, tais como percepção, observação, auto crítica, imaginação e sensibilidade, valores que contribuem para a formação do cidadão e consequentemente para sustentação de eventos artísticos, teatrais, musicais e outros necessários para o desenvolvimento cultural da cidade.
A Escola mantém:
I- Curso de Música em Nível Básico (destina-se à formação da criança e do pré-adolescente)
II- Curso de Música em Nível Médio- Habilitação Profissional Técnico de Nível Médio, com habilitação afim em instrumento, autorizado pela Portaria CENP 141/78.(visa especificamente à formação do profissional para atuação no campo da música)
OBJETIVOS
- Escola Municipal de Artes
Tem como principal objetivo promover e desenvolver aptidões artísticas para sua clientela, o domínio de instrumentos musicais, a formação crítica e a profissionalização do cidadão.
Cursos oferecidos pela Escola: piano, violão clássico e popular, violino, violoncello, instrumentos de sopro, guitarra, contrabaixo e iniciação musical( crianças de 5 e 6 anos).
Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes
Aberta de segunda a quinta, das 7h às 12h, das 13h às 19h
Sextas, 7h às 12h, das 13h às 17h
Número: (18)3222-1882
Recuperar, armazenar, preservar e divulgar a memória do município de Presidente Prudente são objetivos centrais do departamento de preservação e memória da Secretaria Municipal de Cultura.
O setor responsável por estas ações é o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, que passa por total reformulação e definição de sua vocação como guardião da memória do município, sua história e seus personagens.
O acervo do museu após avaliação criteriosa e rigorosa, está sendo mostrado ao público de forma compartimentada compondo ?espaços da memória?, ligadas às atividades humanas e econômicas dentro do contexto da história da cidade e seu desenvolvimento.
Além das mostras visuais, todo o acervo documental, fotográfico, de periódicos e sonoro está em processo de normatização e catalogação para facilitar o acesso do público e pesquisadores.
Nesse processo de dinamização, o Museu passa a contar com um ramal da Biblioteca Municipal, com uma extensão da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes e com oficinas de linguagens artísticas e culturais, projetos voltados a criança e eventos com a intenção de preservar o patrimônio artístico, cultural e folclórico da cidade e seus produtores em atividade.
O Departamento de Preservação e Memória também objetiva preservar traços culturais da cidade, promovendo eventos ligados ao civismo, tradições folclóricas e religiosas, literatura, música, artes visuais e mídia.
Rua Dr. João Gonçalves Fóz, 2.179, Jardim das Rosas.
- Horário de Funcionamento (do Salão de Mostras e Arquivo Histórico, incluindo final-de-semana)
Horário de Funcionamento:
Museu – Salão de Mostra
Arquivo Histórico
Segunda – Sexta-Feira 08h-12h e 13h-17h
Sábado - 08h-12h e 13h-17h
Domingo - NÃO ABRE
Link do Facebook do Museu:
https://www.facebook.com/Museu-e-Arquivo-Hist%C3%B3rico-Prefeito-Antonio-Sandoval-Netto-1386735998236970/
- Modelo de Ofício para agendamento de visita (Ação Educativa, etc...)
Número: (18)3223-9404