Se por um lado a Se Sair é Milagre destacou a água e a Independentes da Zona Leste a paixão do brasileiro, o Grêmio Cultural Escola de Samba Mocidade Independente da Real Grandeza optou por enaltecer uma cultura forte em Presidente Prudente e na região, bem como ressaltar os costumes de um país que fica há mais de 18 mil quilômetros do Brasil. A escola de samba, que foi a última a passar pela Avenida 14 de Setembro já nas primeiras horas da madrugada de domingo (02/03), teve como samba-enredo ‘Prudente do Samba ao Sushi o Japão Também é Aqui!’.
Com 500 integrantes, a escola que mostrou a cultura oriental foi uma das mais ovacionadas pelo público. Segundo o carnavalesco da agremiação, Edison José da Silva, as expectativas, que antes do desfile eram as melhores, foram atingidas. De acordo com ele, a prova de que o ‘Japão também é aqui’ é que a Real Grandeza contou com passistas japoneses de Álvares Machado, Pirapozinho, Rancharia, Regente Feijó, entre outras cidades.
“Além de homenagear esta cultura forte, a intenção da nossa escolha de samba-enredo foi de mostrar que os países estão interligados pelo samba. Mais que isso, mostrar que são dois povos diferentes, mas que estão fazendo a mesma coisa sem perder a originalidade e os costumas de sua região”, salienta.
O Grêmio Cultural Escola de Samba Mocidade Independente da Real Grande foi fundada em 2009 e tem atualmente como presidente Antonio Francisco de Oliveira. A agremiação contou com 500 integrantes divididos em alas infantis, mestre sala e porta-bandeira, ala das gueixas, bem como dos agricultores, capoeiristas, baianas, de artes marciais, entre outras. Ao todo foram 11 alas e 4 carros alegóricos.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação