A história de vida do secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Batista de Alcântara, contada por ele próprio, foi levada ao conhecimento de aproximadamente 100 estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) em Presidente Prudente. O depoimento, revestido de dificuldades e conquistas até sua ascensão profisisonal, teve como principal objetivo, segundo a educadora de qualificação profissional do Projovem, Lucilene Silva Nunes, motivar e resgatar a autoestima daqueles que por uma razão ou outra pararam de estudar cedo, mas que reconheceram a tempo que o melhor caminho para um bom futuro profissional ainda é a sala de aula. A atividade complementar, intitulada “A Importância do Estudo na Vida do Jovem”, ocorreu na noite dessa quarta-feira (08/09), na Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbet, no Brasil Novo.

Participaram da atividade alunos da primeira entrada do programa (que concluem o ensino fundamental no próximo mês) e da segunda entrada, cujas aulas tiveram início em maio deste ano e devem ser concluídas no fim de 2011. Na ocasião, segundo Nunes, o secretário contou que veio de uma família de origem humildade, mas que nem por isso nunca deixou de estudar. Revelou ainda que começou a trabalhar aos 12 anos de idade, como contínuo (office-boy), atividade profissional incluída em um dos quatro cursos oferecidos atualmente no arco administrativo do Projovem. Além dela, são oferecidos ainda os cursos de arquivador, almoxarifado e auxiliar administrativo. “O secretário mostrou que conseguiu vencer na vida, que nada é impossível quando temos um propósito a alcançar. Era essa a nossa intenção ao convidá-lo para proferir a palestra. Incentivar, sobretudo àqueles cuja autoestima não é das melhores”, completou.

Ela ressaltou que no município o Projovem é levado à diante devido ao esforço da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), pela qual responde a secretária Ondina Barbosa Gerbasi, e graças ao empenho da coordenadora executiva do programa Antonia Maria Braz, e da coordenadora pedagógica Roseli Soares Furlan. “Na próxima semana nossa intenção é promover um mesmo encontro com o mesmo palestrante no núcleo da Escola Municipal Juraci Menezes Peralta”, encerra, acrescentando que a data, porém, ainda não foi confirmada.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO