A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), tem realizado um trabalhado permanente e intenso no intuito de promover a alfabetização de seus alunos na idade certa. Durante todo o ano de 2023, a pasta tem promovido formações e acompanhamentos de propostas para subsidiar o trabalho docente, com foco nesta temática.

Durante o primeiro semestre de 2023, os docentes da secretaria que atuam com crianças em fase de alfabetização participaram de formações com base nas Estratégias Linguísticas para a Alfabetização na idade certa, com a colaboração da professora doutora Onaide Schwartz Mendonça, da FCT/Unesp.

Conforme a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, essa proposta visa, além de formar os professores, promover o acompanhamento e a análise durante o ano todo das práticas e do processo de evolução da criança.

O trabalho de formação foi continuado após o retorno do recesso escolar, entre os dias 28 de julho e 04 de agosto. Os orientadores pedagógicos e diretores das unidades escolares que atendem a etapa do ensino fundamental da rede municipal de ensino, pautados em cronograma previamente estabelecido, participaram de encontros para “análise das sondagens de hipótese da escrita e avaliação em processo”, e discussão dos dados, resultados e possibilidades de avanço, potencializando as formações e orientações para o desenvolvimento de ações focadas na evolução do ensino e aprendizagem.

Ainda de acordo com a secretária, a Seduc tem trabalhado constantemente com o objetivo de garantir a alfabetização na idade certa, atuando em múltiplas frentes para substanciar essa proposta, por meio de formações, orientações técnicas, sistematização de dados, visitas in loco a cada unidade escolar para alinhar suas particularidades, materiais didáticos e de apoio, avaliação da fluência leitora, compartilhamento de boas práticas, entre outras ações.

“A Seduc Prudente caminha em consonância à proposta da nova política do MEC “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” e está em processo de adesão também ao plano nacional focado na alfabetização, reforçando as propostas municipais. É uma responsabilidade coletiva, um compromisso ético, um esforço que precisa contar com diferentes ações para que a meta 5 do Plano Nacional de Educação seja atingida”, finaliza a secretária.

Fonte: Secretaria de Comunicação