O Festival Literário de Presidente Prudente: Flitpp nas Escolas 2023 está chegando ao fim. Para marcar o evento, foi realizado um evento nesta quinta-feira (30/11), na Escola Municipal Rotariano Zacharias. O Flitpp é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A solenidade de encerramento contou com a presença da coordenadora de gestão educacional, Marta Andrade Primo Mendes de Oliveira, representando a Secretária Municipal de Educação, da diretora da Escola, Márcia Borges, da supervisora de Ensino e responsável pela Diretoria de Gestão Infantil, Sueli Fioramonte, da Coordenadora Pedagógica, Vânia Belao Vagula, e representando o Departamento de Alimentação Escolar, Lucy Fabiana de Moraes.

Além do encerramento do Flitpp, a solenidade contou com uma noite de autógrafos, viabilizada pela participação no projeto Estante Mágica, no qual os alunos escrevem e ilustram suas histórias.

Em 2023, o Flitpp foi repensado para contemplar todos os 18.300 alunos da rede e todas as 64 escolas municipais, que além de terem a oportunidade de assistir a uma apresentação artística, foram presenteados com uma obra literária.

O projeto contou com investimentos de aproximadamente R$ 500 mil, recurso viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação. Os livros foram cuidadosamente escolhidos para contemplar cada grupamento. Para os bebês atendidos nos berçários, foram adquiridos livros de banho, o indicado a esta idade. Para os alunos do ensino fundamental, entre as obras recebidas estão: ‘Vamos dormir, Nicolas?’, de Micaela Chirif; ‘A janela’, de Paula Vásquez; ‘Os Silêncios do Senhor Cordolines’, de Marcelo Simonetti; e a ‘A história de um bichinho de pelúcia’, de Sara Bertrand.

De acordo com a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, o Flitpp foi repensado após um questionamento e pedido do prefeito Ed Thomas, para que pudesse atingir de fato todos os alunos. “A nova roupagem do Flitpp, o Flitpp nas Escolas, foi planejado para alcançar cada um dos nossos 18 mil alunos, e além, para contribuir com a formação das crianças, levando cultura e arte e oportunizando o acesso”.