A secretária Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), Sirlei Oliveira, participou da cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) promovida nesta sexta-feira (01/12) pela EM Pedro Furquim.
O evento contemplou 52 formandos dos quintos anos da unidade, que participaram do Programa sob a instrução do CB PM Chaves e do oficial capitão PM Poletto. As famílias também participaram, recebidas pela equipe gestora da unidade.
No decorrer do evento, os alunos realizam apresentações que foram preparadas especialmente para o ato, como leituras de redações com temas relacionados à ideologia do programa, que tem como foco a educação preventiva ao uso de drogas.
Como parte da solenidade, os alunos leram o juramento que faz parte do programa, sobre o compromisso de se manterem longe das drogas.
A secretária da Seduc, professora Sirlei Oliveira, parabenizou a equipe da EM Pedro Furquim pela bela recepção e reafirmou a importância do importância do Proerd, programa que está presente no Brasil há mais de 20 anos, e que leva às escolas ensinamentos fundamentais para o futuro dos nossos alunos.
Sobre o Proerd
O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Escola e Famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência em todos os aspectos, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem com o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para a resistência.
O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
Fonte: Secretaria de Comunicação