A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana recebeu na manhã desta sexta-feira (03/05) o primeiro encontro de gestantes, entre os seis que irão correr no neste mês, para estimular a doação de leite materno e atender os bebês prematuros dos hospitais. A ação é realizada em alusão ao Dia 19 de maio - Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

A programação conta com encontros em unidades de saúde nos dias 8, 9, 23/05 e dois encontros no dia 28 de maio.

Haverá no dia 17 de maio às 9h o Chá da Doadora, no Ambulatório Médico de Especialidades, para doadoras cadastradas no Banco de Leite Humano. No encontro, haverá roda de conversa com a equipe do Cerest sobre Amamentação e retorno ao trabalho e presença da Fonoaudióloga Claudia Direne sobre uso de telas na infância, além de sorteio de brindes, brinquedoteca e homenagem às doadoras.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Monteiro, para atender ao pedido mensal do mês de abril a demanda necessária seria de 200 litros ao total. No entanto, a entrada total do mês foi de 120 litros. “A demanda alta é precisamos ter a média de 75 doadoras para conseguir atender a demanda dos hospitais. O estoque hoje é de 54 litros”, revela a coordenadora.

Prudente conta atualmente com 45 doadoras de Presidente Prudente e quatro da região, 49 doadoras no total. A demanda é de 24 crianças no setor da Neonatologia; nove no Hospital Estadual; 11 no Hospital Regional; três no Hospital Iamada; e uma no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Neste ano de 2024, o slogan da campanha é: “Amor em cada gota doada; Vida em cada gota recebida”. Para a campanha foram enviados cartazes aos hospitais e panfletos educativos incentivando à Amamentação e Doação.

.

- Confira a programação do Banco de Leite:

Dia 8/05 às 8h30 na ESF Floresta do Sul;

Dia 09/05 às 9h UBS São Pedro;

Dia 23/05 às 8h na ESF Maré Mansa;

Dia 28/05 às 8h na UBS Ana Jacinta; Dia 28/05 às 13h na ESF Humberto Salvador.

No dia 10/05 às 14h – Haverá visita ao Hospital Estadual, na UTI neonatal e Clínicas do Hospital Estadual. No dia 16/05 às 14h haverá outra visita desta vez no Hospital Regional, na UTI neonatal do Hospital Regional.

No dia 17/05 às 9h haverá o Chá da Doadora, no Ambulatório Médico de Especialidades.