A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou neste sábado (18/01) um arrastão de combate e prevenção à dengue nos bairros Jardim Monte Alto, Parque Cedral e Jardim Jequitibás II, região escolhida pelo número de casos apresentados em 2025, com apoio dos agentes de endemias e de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). O prefeito Tupã e o vice-prefeito, José Osanam, acompanharam a iniciativa, além dos vereadores Demerson Dias, Edu da Padaria e Douglas Kato.
Com início às 8h, concentração na Escola Municipal Vilma Gianotti Martinez e encerramento por volta das 14h, as equipes recolheram cerca de 30 caminhões com materiais inservíveis, com apoio da Prudenco, objetos que podem servir como possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Débora Tiezzi, que acompanhou a ação, o foco principal foi eliminar criadouros e conscientizar os moradores daquele entorno sobre o papel de cada um, que é fundamental no combate ao mosquito. A secretária também agradeceu aos agentes, que se dedicaram à iniciativa e são de muita importância no trabalho diário.
A equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também apoiou o arrastão com o trabalho de drone, que colabora na identificação de imóveis fechados e abandonados.
Para reformar as ações nesta semana, a Sesau, em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual, realiza uma ação de nebulização nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, a partir das 18h30, também nos bairros jardim Monte Alto, Parque Cedral e Jardim Jequitibás II, para reforçar o controle e prevenção da dengue no local. Vale ressaltar que a nebulização é eficaz somente aos mosquitos da dengue na sua fase adulta.
Durante a última semana, os profissionais de Educação em Saúde da Vigilância Epidemiológica realizaram diversas ações para conscientizar equipes sobre a temática, passando pelo Horto Florestal e Semea; pelo grupo de acolhimento do Caps ADIII da Cohab e pelo Ceagesp.
Os gestores da Sesau estão articulando, com base nos dados, uma nova ação, que será anuncia em breve.
Dados atualizados, conforme balanço da VEM de quarta-feira (22/01):
Os dados atualizados nesta quarta-feira (22) mostram que Presidente Prudente somam em 2025, até o momento, 163 casos confirmados de dengue, sendo um importado. Há 1.371 testes aguardando resultado. Outros 65 casos foram descartados. A cidade já confirmou um óbito para a doença em 2025. Há três óbitos em investigação
Fonte: Secretaria de Comunicação