“Presidente Prudente: a primeira cidade 100% sustentável do Brasil”. Esta é a missão apresentada pela Necta Gás Natural, responsável pelo projeto de expansão da rede de distribuição de biometano na cidade.
O consultor de operações da empresa, Eustáquio Fragalle, trouxe em detalhes o planejamento de ampliação do serviço aos representantes do executivo prudentino, liderados pelo vice-prefeito José Osanam e o secretário de planejamento, Laércio Alcântara.
Conforme os dados apresentados na reunião, o objetivo é construir mais 40 quilômetros de rede em 2025, apenas no perímetro urbano de Prudente, conectando mais de 5 mil residências, 50 estabelecimentos comerciais e oito plantas industriais.
Dessa forma, a capital do oeste paulista desponta como referência nacional na utilização de gases renováveis para geração de energia. Na cidade desde 2022, o biometano é gerado a partir do processamento de resíduos nobres da cana-de-açúcar (vinhaça, palha e torta de filtro), tendo como fonte de suprimento a Usina Cocal, em Narandiba, de onde partem 65 km de rede distribuição até Prudente, sendo a primeira rede de gasoduto exclusiva deste tipo de gás no Brasil.
Fragalle ainda detalhou todas as etapas dos trabalhos a serem executados, desde as intervenções urbanas necessárias para construção dos ramais até o modelo de recomposição asfáltico adotado pela empresa. De acordo com o titular da Seplan, a intenção é garantir que a expansão ocorra o mais rapidamente possível.
“O prefeito Tupã determinou celeridade na conclusão de todos os trâmites necessários para execução da obra, em razão dos inúmeros benefícios que a expansão do biometano traz para o consumidor e para o meio ambiente”, declarou.
Fonte: Secretaria de Comunicação