A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica (VEM), promove capacitação para os profissionais da rede pública de saúde. Mais de 200 profissionais, entre médicos e enfermeiros, participaram dessa atividade, que foi divida em dois dias e é focada no cenário da dengue.
O médico infectologista, José Wilson Zangirolami, é o responsável por abordar o cenário atual da dengue no município. Segundo a última atualização da Vigilância Epidemiológica, há 717 casos em investigação, 31 casos confirmados de dengue e três óbitos são investigados. Durante a capacitação, Zangirolami detalhou os sintomas da doença e a classificação dos casos, enfatizando a importância de um diagnóstico precoce.
"O preparo dos profissionais é uma ação contínua e essencial, principalmente diante do aumento das notificações. O que torna ainda mais importante esse momento com os profissionais, para que a população seja ainda mais bem atendida", afirmou Marcelo Martins Cayres, supervisor médico municipal.
A capacitação também abrangeu temas como diagnóstico, classificação e tratamento adequado, com foco na redução de complicações. Na próxima quinta-feira (16) uma segunda turma de profissionais passará por essa capacitação.
Fonte: Secretaria de Comunicação