A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), anuncia o início da campanha contra a poliomielite na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, conforme o calendário elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), que segue até 14 de junho.

O público-alvo da campanha são crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. Conforme as diretrizes do MS, a realização da campanha neste momento é importância, considerando que o país se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, a partir de então o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com VIP.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a estratégia de vacinação como fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994.

Em Presidente Prudente, a campanha abrangerá todas as 28 salas de vacinação do município, que funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.