A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente organizou um cronograma de encontros para as formações do Programa Alfabetiza Juntos, uma iniciativa do Estado de São Paulo, com adesão do município que tem como compromisso melhorar a alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.

O objetivo é garantir que todos os alunos adquiram as habilidades de leitura, escrita e matemática nos primeiros anos escolares. Para isso, o programa oferece capacitação contínua para os orientadores pedagógicos e professores do 1º e 2º anos, acompanhados pela formadora municipal e Coordenadora Pedagógica, Ariadne Evangelista, com foco em metodologias eficazes de ensino da alfabetização, fornece materiais para apoiar o ensino e a aprendizagem, incluindo livros, cadernos de atividades e recursos digitais. Ainda monitora as avaliações para acompanhar o progresso dos alunos e identificar as dificuldades e propor intervenções necessárias.

Um exemplo deste monitoramento é a Avaliação da Fluência Leitora, que destacou o município de Presidente Prudente em 2023 pelo bom desempenho e colocou a cidade entre as finalistas do prêmio 'Município Destaque na Alfabetização'. Em 2024, a rede municipal realizou a primeira etapa da avaliação e já pôde observar avanços consideráveis em relação à aplicação de 2023 no mesmo período, estando acima da média do estado.

Para a Secretária Municipal de Educação, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira, os resultados parciais da Avaliação da Fluência Leitora de 2024 possibilitam o alinhamento e a melhoria contínua do trabalho com as crianças. Ela ressalta que os progressos verificados salientam o comprometimento de toda a rede com a educação e reforçam o trabalho e empenho do município com a alfabetização, respaldados por programas como o Alfabetiza Juntos, LEEI e outros.