Realizada na tarde desta quarta-feira (29/05), no auditório do Senai, uma palestra para cerca de 200 pessoas, entre alunos e funcionários, promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública de Presidente Prudente (Semob) marcou o encerramento das ações alusivas à Campanha Maio Amarelo 2024 - Paz no trânsito começa por você’. O evento contou com a presença do prefeito Ed Thomas, da vereadora do Joana D’arc e do diretor do Senai Prudente, Sherman Willian Mukoyama.

A palestra sobre segurança no trânsito foi ministrada pelo coordenador de Fiscalização e de Educação para o Trânsito da Semob, Rodrigo Turella, que mostrou dados e mencionou sobre a conscientização e a importância do papel de cada um na mobilidade urbana.

Na sequência, Turella ainda palestrou sobre a mesma temática no auditório do Hospital de Esperança, em parceria com Cipaa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio).

Demais ações

No decorrer do mês, a Prefeitura de Prudente, por meio da Semob, promoveu diversas ações para marcar o Maio Amarelo 2024. Foram realizadas 16 palestras, entre empresas, hospital, e escolas técnicas, oito palestras para crianças com participação do Perico; duas visitas ao Hospital de Esperança; 1 concurso de desenhos nas escolas municipais; Inauguração da cidade da criança com quiosque Semob; ação em duas unidades do Projeto Aquarela; quatro ações de conscientização; dois eventos de grande porte - Movimento Maio Amarelo e Suas Tribos IBC; formação de 90 escoteiros no programa Agentes Mirim de Trânsito.

Entre as atividades promovidas, podemos exemplificar a ação de conscientização sobre vagas de estacionamento reservadas, que aconteceu em frente ao Paço Municipal, com a participação dos idosos do CRI FelizIdade e da Apiv.

As visitas às crianças no Hospital de Esperança, em parceria da Stetsom, com objetivo de proporcionar alegria e diversão aos pequenos em tratamento. As crianças receberam presentes, atenção e puderam conhecer super-heróis, voluntários fantasiados de Homem Aranha, Batman e Homem de Ferro.

Os alunos do Projeto Aquarela também foram contemplados, ambas as unidades, Cidade da Criança e Parque Alexandrina, com palestras de conscientização e com atividades do Programa Agente Mirim.

Em parceria com o Detran, Sest/Senat, Cart e Uniprudente/Uniesp, a Semob promoveu uma ação na Praça 09 de Julho, que ofereceu à população serviços de saúde, simuladores de embriagues, brindes e orientações.

O IBC recebeu o 2° encontro União dos Motores, que também integrou a programação do Maio Amarelo e Suas Tribos. O evento, realizado em dois dias, 18 e 19 de maio, contou com a presença de mais de 30 grupos de veículos, música ao vivo, praça de alimentação, além de uma ação beneficente para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.