A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), informa a aplicação do Sarem (Sistema de Avaliação da Rede de Ensino Municipal), que avaliará 9.797 alunos integrantes do ensino fundamental, de 1º a 5º ano.

O Decreto N° 35.596/2024 que regulamentará a aplicação do Sarem foi assinado na manhã desta sexta (14/06) pelo prefeito Ed Thomas e pelas secretárias Municipais de Educação, Marta Primo de Oliveira, e de Administração, Flaviane Olivette.

Cuidadosamente preparada, a proposta foi elaborada pela Coordenação Pedagógica da Seduc juntamente com a Coordenadoria de Gestão Educacional(CGE). Após o período de elaboração das provas e adequação do sistema para gerenciamento dos resultados, o Sarem foi apresentado aos gestores das unidades escolares.

O cronograma da aplicação das provas será entre os dias 17 de junho e 05 de julho, conforme o planejamento da pasta. Cada escola se organizará dentro deste período em razão da finalização do segundo bimestre.

Nas avaliações elaboradas para estudantes de primeiros e segundos anos, os conteúdos serão compostos por questões de língua portuguesa, matemática e produção textual.

Já os alunos do terceiro ao quinto anos serão avaliados em um conteúdo mais amplo: língua portuguesa, matemática, produção de texto, ciências humanas e ciências da natureza.

O caderno de questões, em ambos os casos, será composto por 20 questões de múltipla escolha, baseadas nas habilidades do currículo, além da proposta de produção textual.

De acordo com a secretária da Seduc, Marta Primo de Oliveira, a avaliação está prevista para ser aplicada duas vezes ao ano e tem o objetivo de nortear a revisão e a formulação de políticas públicas concebidas pela Seduc, relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, ao uso de recursos e à formação de profissionais da educação.

“O Sarem foi formulado por muitas mãos, por diretores, supervisores, equipe técnica em geral. É uma mais uma ferramenta para identificarmos as dificuldades pontuais dos nossos alunos e, posteriormente, podermos colaborar para essas dificuldades sejam assistidas”, comentou Marta.

Ainda conforme a secretária, paralelamente, um projeto para atender as deficiências dos alunos evidencias com o Sarem já está sendo elaborado pela Seduc e será lançado em breve.