O Mutirão do Lixo Eletrônico 2024 foi realizado neste último sábado (15/06) em Presidente Prudente, onde foram recebidas mais de 30 toneladas de lixo eletrônico, que terão a destinação correta sem prejudicar o meio ambiente.

Logo nas primeiras horas, os materiais recebidos lotaram dois caminhões, sendo que foram solicitados mais dois veículos extras. O secretário de Tecnologia da Informação, Helton Sapia, destacou a participação intensa da população neste ano. “Tivemos uma arrecadação maior nos distritos e nos pontos nos bairros, além da participação intensa da população durante o sábado no parque do povo”.

A população participou ativamente durante o dia inteiro, além do apoio dos voluntários. “Tivemos o envolvimento de quase 200 alunos e professores da Faculdade de Informática e outros cursos da Unoeste”, agradeceu o secretário.

No sábado (15), as famílias foram recebidas com diversas atrações no Parque do Povo, inclusive com a participação de personagens infantis e atividades para crianças.

Conforme estimado pela empresa parceira da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), que realizou o trabalho de logística reversa - foram recebidas oito toneladas até às 10h; 15 toneladas até às 13h e atingiu cerca de 30 toneladas ao término do evento.

As cerca de 30 toneladas foram recebidas no Parque do Povo, e outros três pontos, Praça do João Domingos Netto; UBS da Ana Jacinta, e Praça CEU no Parque Alvorada.  Os resíduos eletrônicos também foram recolhidos nos distritos de Prudente na última sexta-feira (14/06) em Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão.

O mutirão foi realizado pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), com apoio das demais secretarias Municipais e instituições parceiras.

No Mutirão do Lixo Eletrônico foram recebidos resíduos eletroeletrônicos como notebook, monitor, teclado, mouse, celular, pilhas, entre outros componentes, além de eletrodomésticos, como fogão, geladeira, freezer e micro-ondas.