A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), produziu o Guia de Arborização Urbana, que já está disponível no site do município. O documento, composto por 37 páginas, foi elaborado com o objetivo de melhorar a arborização da cidade, além de nortear e orientar a prática.

Entre os objetivos elencados no Guia, estão o estabelecimento de parâmetros técnicos para o plantio de árvores no contexto urbano de Prudente; a arborização urbana visando a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental; o envolvimento da população, visando a manutenção e a preservação da arborização urbana do município; a melhoria na distribuição das árvores urbanas nas diversas regiões da cidade; o desenvolvimento e o aprimoramento dos procedimentos e instrumentos legais para o incentivo do plantio de árvores para obtenção do “habite-se”; o aumento e melhoria da cobertura arbórea da cidade de forma planejada, com base em procedimentos técnicos e o uso de espécies adequadas.

No documento é possível encontrar importantes informações e dados técnicos sobre a cidade e orientações para o plantio. Conforme o Guia, há um distanciamento para o plantio em passeios públicos, com distância mínima em relação a postes, semáforos, placas de sinalização, etc.

Também é possível encontrar orientações sobre podas, tipos de podas, autorização para retirada de árvores e sobre crimes ambientais. Há ainda uma lista com as espécies recomendadas para o espaço urbano de Presidente Prudente e quais são inadequadas para a arborização urbana.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, comenta que o Guia de Arborização Urbana foi elaborado pela equipe técnica da pasta, composta por engenheiros, biólogos, técnicos e tecnólogos ambientais, que, durante meses, se dedicaram ao projeto.