Nesta sexta-feira (08), foi realizado o II Fórum de Desenvolvimento Rural pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O fórum veio como oportunidade para produtores e especialistas discutirem a respeito da regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma ferramenta usada para o controle e monitoramento das questões ambientais em propriedades rurais.

O CAR é um registro público eletrônico nacional obrigatório para todos os imóveis rurais, criado com a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais. Além disso, auxilia no combate ao desmatamento e cumprimento das leis ambientais.

A assessora da Secretaria de Agricultura, Kannanda Kochi, representando o prefeito Ed Thomas e o secretário da Seagri Maurício Naban, falou sobre o papel da secretaria no apoio aos produtores locais. “Vocês todos podem sempre contar conosco da Secretaria de Agricultura, todos os agricultores são cuidados por nós. Temos principalmente uma preocupação enorme com os pequenos produtores rurais, pois além da colaboração ambiental, também são de importância social”, afirmou.

O assessor Antônio José Goto Filho, representante do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, trouxe a relevância do CAR na atualidade. “O CAR hoje além de ser uma pauta prioritária, trabalha com a ideia de cumprir a função socioambiental, prevista na lei”, declarou.

Professor Wilson Antônio de Barros, responsável pelo Ponto Focal CAR na região de Presidente Prudente, contou um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido a partir do Ponto Focal, destacando como a CATI trabalha em harmonia com o CAR. “Não poderia deixar de agradecer ao prefeito Ed Thomas que nos possibilitou trabalhar isso aqui na cidade. Nós queremos fazer com que o Ponto seja conhecido pelas soluções que iremos realizar um dia, não focando só no objetivo social, mas também no ambiental”, declarou.

A CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) é um órgão da Secretaria de Agricultura de São Paulo, criado pelo Decreto nº 41.608, de 24 de fevereiro de 1997. Ela desenvolve atividades relacionadas a finanças, orçamento, pessoal, suprimentos, transportes, manutenção, zeladoria, comunicação administrativa, além de prestar serviços aos produtores rurais de diversas regiões, sejam eles grandes ou pequenos.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes da CATI, Fatec, Etec, Sindicato Rural, CBHPP e do Governo de São Paulo, reforçando o compromisso e o apoio contínuo aos produtores rurais da região, que representam um pilar na economia de Presidente Prudente.

Fonte: Secretaria de Comunicação