Aconteceu na manhã desta terça-feira (12/11), em Brasília (DF), no Centro de Convenções Brasil 21, a entrega do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia 2024, que garantiu a Presidente Prudente o 1° lugar em Saúde Bucal do país, a única do Estado de São Paulo, considerando a qualidade do serviço prestado à população entre cidades de 100.001 e 500.000 habitantes.
A honraria foi recebida pela secretária-adjunta de Saúde de Presidente Prudente, Daniele Borsari, e pela supervisora de odontologia do município, Juliane Húngaro, que representaram o prefeito Ed Thomas e o secretário Breno Casari.
Presidente Prudente conquistou a primeira colocação no Grupo D. A premiação avaliou uma série de critérios, considerando nove diferentes dimensões, que foram regulamentados pela Resolução CFO-264 de 03 de junho de 2024, referente ao exercício de 2023, como a prestação do serviço ao paciente, a remuneração do profissional, dentre outras.
Daniele Borsari ressaltou que essa premiação é o resultado de um trabalho muito bem estruturado, fruto de toda equipe, que é capacitada e trabalhou com muito empenho para alcançar esse resultado. “Estamos muito felizes e gratas por representar nosso município, Presidente Prudente, que colhe frutos de um trabalho de muito empenho, realizado pelo bem-estar dos munícipes”.
De acordo com a supervisora do serviço de odontologia da Sesau, Juliane Húngaro, a premiação avaliou os serviços prestados em 2023, ano em que foram realizados aproximadamente 70.000 atendimentos odontológicos na rede básica de saúde.
Ainda conforme Húngaro, o serviço de odontologia em Prudente é composto por 86 cirurgiões-dentistas e 56 auxiliares de saúde bucal, está presente em 31 unidades básicas de saúde, além de um Centro de Especialidades Odontológicas Tipo II, com atendimento em diversas especialidades, como cirurgia oral menor, endodontia, periodontia, pacientes com necessidades especiais, odontologia para bebês, DTM, prótese e estomatologia, uma equipe de prevenção odontológica que realiza ações preventivas em escolas públicas, atendimento no SAE/CTA.
O ‘Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal’ é concedido a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal, considerando o direito constitucional à saúde bucal como parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo.
A confirmação do primeiro lugar e o convite para a cerimônia de premiação chegaram na tarde desta quinta-feira (31), em ofício assinado pelo presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale. A solenidade será no dia 12 de novembro, às 9h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).
Juliane Húngaro, supervisora de Saúde Bucal da Sesau, comentou que em 2013 a Rede de Atenção à Saúde Bucal de Prudente havia sido classificada como melhor saúde bucal pública do Estado de São Paulo. “Agora, ficamos em 1º lugar do Brasil. Isso realmente é fruto de todo o trabalho, da gestão, do cuidado que a gestão preza pelos nossos atendimentos odontológicos”.
O prefeito Ed Thomas parabenizou toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, em especial, os que atuam na Atenção à Saúde Bucal, que foram responsáveis por esta conquista tão importante. “A saúde de Presidente Prudente se destacando mais uma vez. É muito gratificante saber que nossa gente é bem cuidada, bem atendida, que fazemos nosso papel com excelência. Parabéns a todos pela conquista”.
A equipe da Sesau contou com a assistência da equipe técnica do deputado estadual, Fernando Marangoni, parlamentar que também já contribuiu com recursos para a saúde de Presidente Prudente.
Fonte: Secretaria de Comunicação