A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório Médico Municipal e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), receberá no próximo dia 29 de novembro, no Mistério da Saúde, em Brasília-DF, a recertificação de Município Livre da Transmissão Vertical do HIV.
Paralelamente ao reconhecimento, o Ambulatório Médico Municipal já prepara a Campanha “Fique Sabendo” que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado dia 1° de dezembro. A Campanha terá início na próxima semana, durante os mutirões noturnos do Novembro Azul, e seguirá até o dia 6 de dezembro.
Nas ações, haverá oferta gratuita de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de orientações gerais sobre prevenção.
Sobre a recertificação, o farmacêutico do programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, explica que é um processo que ocorre a cada dois anos. Prudente apresenta os dados para revalidar e obter essa recertificação, mantendo todos os indicadores favoráveis, sem nenhum registro de transmissão da mãe gestante para a criança.
A primeira certificação ocorreu em dezembro de 2022, entregue pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Para obter a certificação, é necessário que o município atinja os indicadores de impacto, que se referem aos últimos três anos da análise, como a taxa de incidência de novas infecções de HIV em criança, por ano de nascimento (menor ou igual a 0,3) e a proporção anual de crianças infectadas pelo HIV entre as crianças expostas acompanhadas pela rede SUS (menor que 2%).
Confira as ações já programadas para a Campanha Fique Sabendo:
26/11- Unoeste - campus II
27/11- CIEE Campus I Unoeste: das 8h às 10h
30/11 - Praça 9 de Julho: 8h às 13h.
02/12 - Praça 9 de Julho: 8h às 11h e das 13h30 às 16h
03/12 - CIEE Campus I: 8h às 10h
05/12 – Imediações da rodoviária (18h às 20h) e profissionais do sexo (20h às 22h)
06/12- CIEE Campus I 8hs às 10hs
Fonte: Secretaria de Comunicação