O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, participou do evento de lançamento do ‘Bairro Paulista’, em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, iniciativa do programa Casa Paulista para acelerar a transformação de cidades em espaços mais sustentáveis, resilientes e inteligentes, que foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas.
Ed Thomas, que também é presidente da Unipontal, esteve acompanhado de prefeitos da região, como Lucas Padovan, de Pirapozinho, e Suelen Mative, de Caiabu, além do deputado estadual, Sebastião Santos.
O evento contou ainda com a presença dos secretários de estado Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Fábio Prieto (Justiça e Cidadania); do secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Eli Corrêa Filho; do presidente do CDHU, Reinaldo Iapequino e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, além de parlamentares e outras autoridades.
Por meio da modalidade Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, o Governo de São Paulo vai estimular intervenções por meio de tipologias urbanas modulares para implementação de Infraestruturas Verdes, Bioengenharia e Soluções Baseadas na Natureza que privilegiam a melhoria da drenagem, redução da impermeabilização do solo, estimulem a mobilidade e a segurança viária, entre outros benefícios.
A iniciativa foi idealizada com base na Nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca auxiliar o Estado de São Paulo a atingir as metas do Plano de Ação Climática 2050 (PAC 2050) e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, aderidas desde 2021, pelo Governo do Estado.
O Estado produzirá os projetos e fará a transferência de recursos para obras. O Bairro Paulista, contará, ainda, com a participação popular e das equipes municipais, promovendo a integração social e trazendo aos cidadãos infraestrutura sustentável, com soluções simples e de rápida implementação. As intervenções serão realizadas em oito eixos: manejo de águas pluviais e de sistemas hídricos, pavimentação, mobilidade, áreas verdes multifuncionais, equipamentos, iluminação e sinalização.
“Estamos pensando na resiliência das cidades, para que possam se preparar para momentos de estiagem e para momentos de chuvas intensas. Oferecemos no dia de hoje soluções para as prefeituras e equipes técnicas fazerem projetos e buscarem recursos. A ideia do estado de São Paulo é ser parceiro: já que vamos ser parceiros no financiamento, vamos ser também na solução”, afirmou o governador.
O prefeito Ed Thomas ressalta que sua participação no evento credencia Presidente Prudente nesses convênios, em busca de projetos para sanar problemas, principalmente em bairros que mais precisam, ou casos que demandam muito investimento.
Caderno técnico
A SDUH irá publicar um Caderno de Tipologias Urbanas Modulares que, além de orientar a elaboração de projetos para que os municípios consigam firmar convênios, poderão ser utilizados pelas próprias prefeituras como base para intervenções a serem realizadas com recursos próprios. Por ser um caderno técnico modular, é sempre possível realizar atualizações e integrar novas tipologias. Das 25 modalidades previstas, 12 já estão sendo desenvolvidas. As iniciativas contribuem para alcançar os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A priorização dos projetos que serão selecionados para receber recursos do Estados vai obedecer a critérios objetivos, como índices de Desenvolvimento Humano, falta de acessibilidade, áreas permeáveis e o grau de risco climático do município.
Fonte: Secretaria de Comunicação