O município de Presidente Prudente foi premiado em Brasília, no Distrito Federal (DF), com a recertificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e/ou Hepatite B e Selo Boas Práticas. Das 645 cidades do Estado de São Paulo, apenas duas foram contempladas com certificação em 2024.
A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (29/11), no teatro do Hotel Royal Tulip. Prudente foi representado pelo farmacêutico do programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, que representou o secretário Breno Casari. O evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente da Diretoria Regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Geraldo Duarte.
Conforme Saviolo, Presidente Prudente foi certificado em 2022. Agora em 2024, a cidade recebe a recertificação, que é muito mais difícil. Nesta edição, recertificação foi conseguida por apenas pela cidade de São Paulo e Presidente Prudente, considerando o Estado de São Paulo.
A primeira certificação ocorreu em dezembro de 2022, entregue pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Para obter a certificação, é necessário que o município atinja os indicadores de impacto, que se referem aos últimos três anos da análise, como a taxa de incidência de novas infecções de HIV em criança, por ano de nascimento (menor ou igual a 0,3) e a proporção anual de crianças infectadas pelo HIV entre as crianças expostas acompanhadas pela rede SUS (menor que 2%).
Sobre a recertificação, o farmacêutico do programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, explica que é um processo que ocorre a cada dois anos. Prudente apresenta os dados para revalidar e obter essa recertificação, mantendo todos os indicadores favoráveis, sem nenhum registro de transmissão da mãe gestante para a criança.
“Aqui em Prudente, saúde é coisa séria. Levamos muito a sério nosso trabalho e a saúde dos nossos pacientes. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e o que isso significa para o bem-estar dos nossos munícipes. Em nome de toda administração e de toda Secretaria Municipal de Saúde, agradeço à equipe, que trabalha para proporcionar o melhor”, declarou Saviolo.
O prefeito Ed Thomas parabenizou toda a equipe da Sesau, especialmente os profissionais do DST/Aids, que mais uma vez colocaram o nome de Presidente Prudente entre os melhores do Brasil no quesito saúde. “A saúde de Presidente Prudente, mais uma vez, nos orgulhando. Fico imensamente grato em saber que nossa população tem a melhor atenção básica do país, o melhor serviço de odontologia e está assistida com excelência pelo programa DST/Aids. Gratidão a todos os profissionais que fazem parte desse trabalho”.
Fonte: Secretaria de Comunicação