A saúde bucal de Presidente Prudente foi selecionada para apresentar o trabalho “Integração ensino-serviço-comunidade: a importância dos estágios no SUS para a formação em saúde”, durante a 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente.
O evento ocorreu em comemoração aos 20 anos de existência da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), e ocorreu em Brasília-DF nos dias 21 e 22 de novembro de 2024.
Para o evento foram inscritas 454 experiências de todas as regiões do Brasil e selecionadas 200 para a apresentação; dentre elas, o trabalho que foi apresentado pela cirurgiã-dentista Luciane Gava Gomes, cirurgiã-dentista da rede pública municipal de saúde de Prudente. Este trabalho é executado pela Supervisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o curso de Odontologia da Unoeste.
Participaram do evento movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas do governo envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda durante o evento, foram realizadas trocas de experiências desenvolvidas pelos profissionais da categoria, permitindo a troca de conhecimentos e práticas entre as diferentes regiões e contextos e contribuindo para a qualificação dos serviços prestados.
A experiência apresentada pela cirurgiã-dentista da rede pública municipal teve como objetivo descrever o desenvolvimento de estágios curriculares extramuros, sob supervisão docente, com complexidade crescente, envolvendo os diferentes níveis de atenção da rede de saúde bucal do município de Presidente Prudente, do primeiro ao último ano do curso de graduação em Odontologia.
Segundo ela, a inserção dos acadêmicos de Odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS) busca integrá-los aos profissionais das unidades de saúde, tornando-os aptos a trabalhar no sistema público de saúde, críticos e reflexivos acerca da realidade local e capazes de melhorar a saúde da população.
Fonte: Secretaria de Comunicação