O município de Presidente Prudente vai receber a escola sobre rodas do Senai-SP, nos dias 10 e 11 de dezembro, no recuo do Parque do Povo, das 8h às 17h. A visitação será gratuita e contempla uma aula imersiva sobre os principais conceitos da Economia Circular, desvendando seus princípios, benefícios e possibilidades de transformação.

A iniciativa conta com apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que é uma grande incentivadora das ações de economia circular. Conforme o coordenador municipal, Renato Gouveia, devemos considerar que podemos mitigar problemas como a poluição, a perda de biodiversidade e principalmente as mudanças climáticas, que aumentam os riscos de desastres.

Conforme dados do Senai-SP, a escola móvel de Economia Circular está percorrendo o Estado de São Paulo desde 28 de novembro, com o objetivo de conscientizar a população a sobre a urgência de modificarmos as formas de produção e consumo vigentes para um modelo circular e sustentável. 

O modelo de produção e consumo que predomina, hoje, baseia-se em uma lógica linear: extrair, fabricar, usar e descartar. Já a Economia Circular busca reproduzir a lógica da natureza nos sistemas de produção e consumo. Em vez de extrair recursos e descartar produtos, a Economia Circular promove a reutilização, o reparo e reciclagem, mantendo os materiais em uso por mais tempo, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental.

 A escola móvel de Economia Circular do Senai-SP é uma parceria com a empresa SCANIA, que disponibilizou para o projeto, em formato de comodato, seu caminhão movido à Biometano Combustível, garantindo menos emissão de carbono nas viagens da escola sob roda pelo estado de São Paulo.

Nos próximos meses, a Escola, que já passou por Bauru e Pompéia, vai percorrer as demais regiões do estado, estacionando em maio de 2025, no Fórum Mundial de Economia Circular, que vai acontecer no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Fórum Mundial de Economia Circular no Brasil

Em 2025, o Brasil vai sediar o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), que acontecerá de 13 a 16 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O fórum é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e está sendo organizado em conjunto pela FIESP, a CNI, a ApexBrasil e o SENAI.

 

Em sua 9ª edição, o fórum abordará temas relevantes de economia circular para a América Latina e o mundo. O WCEF2025 reunirá os principais especialistas globais para debater a necessidade urgente de adotar um novo modelo econômico e oferecerá ao setor produtivo a oportunidade de compartilhar soluções e estratégias empresariais para essa transição vital, promovendo a colaboração além-fronteiras.

Fonte: Secretaria de Comunicação