O Procon Municipal de Presidente Prudente realiza a partir desta quarta-feira (12/03) uma Ação Educativa de Orientação ao Consumidor. Serão quatro dias de informação na área central da cidade. Durante esses dias, o Procon também vai orientar consumidores que precisam realizar alguma reclamação.
Entre os dias 12 e 14 de março de 2025, os atendimentos serão realizados na Praça 9 de Julho, em frente a Catedral, das 9h às 16h. A iniciativa faz parte das atividades da Semana do Consumidor e tem como foco informar e conscientizar a população sobre direitos e deveres.
"Durante esses dias, vamos fornecer orientações importantes para os consumidores, especialmente porque muitas promoções acontecem nesta semana, e é fundamental que todos estejam bem informados", destacou a coordenadora do Procon, Camila Valera.
A ação também contará com a distribuição de materiais educativos, além de atendimento para esclarecimento de dúvidas e o registro de reclamações. Para formalizar uma reclamação, o consumidor deverá apresentar cópia dos documentos pessoais com foto, comprovante de endereço e os documentos relacionados à reclamação.
“Documentos como Nota Fiscal, comprovantes de pagamento, faturas, boletos ou extratos do INSS em casos de contestação de descontos, entre outros, devem ser apresentados no dia para um agente do Procon”, finalizou a coordenadora.
Dia do Consumidor
No Brasil, o Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março, uma data dedicada a celebrar os direitos dos consumidores e promover a conscientização sobre o consumo consciente. Além de reforçar a proteção desses direitos, incentivar práticas mais justas nas relações de consumo e realizar ações educativas, muitas empresas aproveitam a data para oferecer promoções e campanhas voltadas aos clientes.
Fonte: Secretaria de Comunicação