Nos anos 1970 Presidente Prudente passou por um período de grandes e expressivos investimentos públicos, iniciados na gestão do então prefeito Walter Lemes Soares – a exemplo do Parque do Povo – e continuados, além de ampliados, por seu sucessor Paulo Constantino que implantou o Calçadão da Maffei nos moldes da rua de pedestre do centro de Londrina/PR. A construção aproveitou o asfalto como base, que agora é retirado junto com o piso para que seja feita a revitalização da área pública mais movimentada da cidade, iniciada oficialmente às 10h desta segunda-feira pelo prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã´ (PTB).

A concepção inicial do calçadão central de Prudente foi do arquiteto Kazuo Maezano, seguindo o modelo londrinense buscado por Constantino quando Antonio Belinatti era prefeito pela primeira vez desta cidade paranaense. De lá também foram adotados os moldes de canalização do Parque do Povo, inspirado no Lago Igapó, e do Estádio Municipal Prudentão, com as arquibancadas feitas no barranco como ocorreu com o Estádio do Café. A construção do Calçadão da Maffei se deu em 1979, um ano antes de Constantino concluir seu primeiro de dois mandatos alternados como prefeito de Presidente Prudente.

Antes de serem transformados em rua de pedestre, os cinco primeiros quarteirões da Maffei apresentavam problemas de trânsito em conflito com a movimentação de transeuntes. Além disso, era implantada a proposta de fortalecer e consolidar regionalmente o comércio. O que nos últimos 32 anos é calçadão, anteriormente era nos carnavais a passarela do samba e local de concentração de desportistas em comemoração, como a dos corintianos do título paulista após 23 anos de jejum, quando ganhou da Ponte Preta na final de 1977. Como palco de acontecimentos populares, o trecho inicial da Maffei era parte do percurso que compreendia a rua Barão do Rio Brando e as avenidas Brasil e Coronel José Soares Marcondes.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO