Com o objetivo de promover a interação entre a comunidade, a Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Coordenadoria Municipal do Idoso, promove o curso 'Pintando a Natureza', que teve início nesta semana.

A proposta inclui quatro núcleos, dentre eles, no centro comunitário da ESF do Parque Alvorada, que ocorre às quartas-feiras, através da parceria com o Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Neste núcleo, o curso contempla os pacientes que já realizam acompanhamento com a equipe de saúde da ESF do Alvorada e do Nasf.

“O curso de pintura está sendo de grande importância para essas pacientes que voltam a ter a oportunidade do convívio social e a ter com quem conversar e a trocar sua experiência, elevando a autoestima. A proposta é principalmente de trabalhar a questão da importância da saúde mental neste momento de pandemia”, reforçam a educadora física do Nasf, Juziane Teixeira Guica e a fisioterapia Manuela de Mattos Fiorino.

O curso 'Pintando a Natureza' oferece no total 20 vagas em quatro núcleos de Prudente, além da ESF do Alvorada, os outros núcleos são: na Praça da Juventude do Humberto Salvador, no ginásio Vila Iti e no Brasil Novo. O curso é ministrado pelo artista Cido Oliveira.

O professor Mazinho, Coordenador do Idoso, acredita que essa proposta do curso de pintura é fundamental neste trabalho de fortalecimento da saúde mental, em que muitas pessoas estavam isolamento por conta da pandemia.

O Nasf é formado por uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e profissional de Educação Física. O Núcleo conta com grupo de atividades físicas, onde são trabalhados aspectos nutricionais e psicológicos com os pacientes. Na pandemia, o atendimento segue sendo feito por telessaúde e por meio de mídias sociais. 

Fonte: Secretaria de Comunicação