O Fundo Social de Solidariedade lançou oficialmente o curso de corte e costura, oferecido em parceria com o Centro Paula Souza e Etec. Iniciada nesta segunda-feira (16/08), a turma é composta por 10 alunos, em conformidade com as medidas de enfrentamento da pandemia. A abertura contou com a presença do prefeito Ed Thomas, do vice-prefeito Izaque Silva, da presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, da coordenadora de gestão do SUAS, Silmara Mendes como representante da secretária de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, do coordenador pedagógico do Via Rápida - Centro Paula Souza, Luis Eduardo Vieira Pinto, do diretor da Etec Antônio Eufrásio de Toledo, Tadeu Henrique Novaes Spósito, do assistente técnico, Maycon Amim, e as professoras que ministrarão o curso, Irinéia e Lúcia.

A formação será por meio do programa ‘Via Rápida’, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda.

De acordo com o coordenador pedagógico, Luis Eduardo Vieira Pinto, esse é o primeiro curso do Via Rápida em parceria com o Fundo Social de Prudente. “Temos parcerias na região, mas nunca tínhamos firmado uma parceria aqui. É o início de uma nova fase, em que podemos compartilhar nosso conhecimento à sociedade prudentina”, declarou.

Segundo a presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues, esse tipo de capacitação não visa somente a formação profissional, mas também o empoderamento dessas mulheres. “Formações como essas podem garantir o próprio sustento e viabilizar sua renda para a família”, relatou.

O prefeito Ed Thomas declarou que hoje é um dia de muita felicidade e esperança. “Essa ação não vai parar na oferta do curso, vamos buscar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. A retomada das aulas presenciais, ver as crianças chegando às escolas, os cursos sendo retomados, o comércio podendo atender sua totalidade. É um dia muito especial. Estamos iniciando uma nova fase de prosperidade”.

A turma iniciada hoje, já completa, receberá formação de 16 de agosto a 3 de setembro, de segunda a sexta, das 13h às 17h. A formação em Corte e Costura capacitará o aluno a confeccionar peças, desde a preparação até o acabamento, com técnicas do processo produtivo da costura.

A presidente do Fundo Social relatou ainda que novas turmas serão formadas futuramente. “Há uma lista de espera para os munícipes interessados em participar das formações”.

Os interessados podem deixar o nome na lista, diretamente na sede do Fundo Social, na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, nº. 431, Jardim Marupiara, ou pelo telefone (18)3903-9425. 

Fonte: Secretaria de Comunicação