O prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal, Ed Thomas, em compromissos oficiais na cidade de São Paulo, participou do evento promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, realizado na tarde desta quarta-feira (24/05), para a apresentação do Programa Agro Paulista + Verde.

Na oportunidade, o prefeito Ed Thomas assinou o convênio Cidadania no Campo - Município Agro, no valor de R$ 25.000,00, que contempla peças de manutenção de máquinas da Patrulha Agrícola.

A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual Mauro Bragato, que articulou o encontro, do diretor executivo do ITESP, Guilherme Piai, e do coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, José Luiz Fontes.

Em sua fala, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antônio Junqueira, apresentou o programa a 36 prefeitos e representantes de 46 municípios, explicando as diretrizes e objetivos estratégicos do Governo de São Paulo, por meio da Seagri, que contempla os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação.

O conteúdo apresentado inclui políticas públicas compatíveis com a importância do agronegócio paulista e prioriza o atendimento das demandas dos pequenos e médios produtores.

Conforme o secretário, a Secretaria de Agricultura possui diversos programas para implementação dessas metas. O primeiro é o da infraestrutura tecnológica no campo, com foco na conectividade e transformação digital da agricultura.

Alinhado à conectividade estão programas como Agro SP + Seguro, que disponibiliza viaturas aos municípios para patrulhamento rural e realiza ações que garantem segurança nas áreas rurais, o Programa Rotas Rurais, que fornece endereçamento rural, além de ações focadas em energia renovável, segurança hídrica, e capacidade de armazenamento de grãos.

Outro destaque apresentado durante a reunião foi o Programa Melhor Caminho que, após ser reestruturado, ganha um novo modelo de gestão. “As demandas dos prefeitos foram ouvidas e serão atendidas, o Programa Melhor Caminho é uma das prioridades da Pasta”, pontuou o secretário executivo, Marcos Renato Böttcher.

A produção sustentável é o segundo pilar do Programa Agro Paulista + Verde. O objetivo principal é o fortalecimento da extensão rural, por meio do crédito e seguro aos produtores, o incremento às associações e cooperativas do Estado e o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Além disso, o trabalho envolve a regularização ambiental e fundiária, pagamento por serviços ambientais e créditos de carbono.

A segurança alimentar e nutricional, terceiro pilar das metas do Agro Paulista + Verde, consolida-se por meio de ações de apoio e incentivo à produção local e regional, por meio de políticas de aquisição de alimentos para abastecimento de escolas, hospitais e outros órgãos públicos.

Como quarto e último pilar, a modernização da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, no sentido de fazer uma transformação digital, ter um atendimento mais eficiente, foram apresentadas propostas para aprimoramento dos canais com os usuários da SAA nas diferentes plataformas.

O prefeito Ed Thomas comentou que o apoio do Estado ao agro é de muita importância para Presidente Prudente e todo oeste paulista, considerando que é uma região que tem o agronegócio como parte da economia.