A Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, na Cecap, também aderiu ao projeto “Coleta e Reaproveitamento de Óleo de Cozinha Usado”. A iniciativa consiste em uma ação de cooperação entre a cidade, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, o Fundo Social de Solidariedade e a Granol.
Na manhã desta quarta-feira (14/06), cerca de 250 alunos da unidade, do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, participaram da palestra ministrada pela técnica ambiental, Raphaela Leli Fernandez, que explicou sobre o projeto e sobre práticas sustentáveis.
Na unidade, foi deixada a garrafa coletora, a bombona, recipiente apropriado para a coleta do óleo já utilizado.
O prefeito Ed Thomas comentou sobre a importância de ações como esta, com foco na conscientização e formação das crianças.
Outras unidades parcerias
As escolas municipais Padre Emílio Becker, Vereador Ivan Junior Lima Barboza, Krisan Martin e Antônio Zacharias demonstraram interesse em participar do projeto assim que foi apresentado, desse modo, ele passou a ser detalhado por meio de divulgações nas HTPCs (horas de trabalho pedagógico coletivo) com os professores.
“Esse é um projeto de cunho socioambiental, auxiliando na formação de cidadãos. Hoje, por mais que a gente tenha tecnologias para limpar o que geramos de lixo, isso gera custos, um estresse ambiental desnecessário. Então, o que se espera de resultados é a diminuição da quantidade de óleo de cozinha com destinação incorreta, promovendo o envolvimento da comunidade escolar numa ação socioambiental”, destacou Glenda Jacqueline Pisetta Hosomi, coordenadora pedagógica da rede.
A educadora ambiental da Semea, Eliana Junqueira, ressalta que o óleo de cozinha descartado de maneira irregular tem grande potencial para poluir o solo e a água.
Além do trabalho de conscientização com os alunos, a Granol, empresa parceira, doará 900 ml de óleo novo para o Fundo Social de Solidariedade a cada 4 litros de óleo recolhido.
Fonte: Secretaria de Comunicação