A partir desta semana, a população poderá descartar resíduos de construção civil na Usina de RCC. O material será triturado e destinado para o reparo e compactação das estradas rurais do município. A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), decidiu por receber o material da população desde que o entulho esteja “limpo”, ou seja, sem latas, sacos, material orgânico, galhadas e outros.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Luizari Gomes, a medida vem para que o trabalho realizado nas estradas rurais da cidade tenha continuidade e para garantir estradas de qualidade e com boas condições de trafegabilidade.
“Durante o período de chuvas, o material depositado nas estradas rurais ajudou os produtores no escoamento da produção. No entanto, a demanda tem sido grande. Dessa forma, pedimos que a população que nos ajude, levando os resíduos diretamente na usina de RCC, ou, caso não seja possível, até os Ecopontos”, enfatiza Luizari.
As empresas que trabalham com a locação de caçambas também poderão se beneficiar da nova medida. No entanto o material destes profissionais serão recebidos apenas na usina de RCC, que fica ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp, com acesso pela Rodovia Júlio Budisk, Km 7.
O restante da população poderá realizar o descarte nos Ecopontos da cidade. Atualmente, dois ecopontos estão em funcionamento. Uma unidade fica na Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani, no Residencial Novo Bongiovani. O outro Ecoponto em funcionamento fica na Rua João Lopes do Nascimento, no Jardim Cambuci. O Ecoponto do Jardim Sabará está em fase final de reforma, após o incêndio que ocorreu no local, para que possa ser reaberto. A previsão é de que até o final do mês o espaço volte a operar.
De acordo com o prefeito Ed Thomas, melhorar as estradas rurais sempre foi uma de suas prioridades, considerando a importância que a agricultura familiar tem para a economia local.
Fonte: Secretaria de Comunicação