O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Presidente Prudente (Seagri) e a Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias (Arpev) iniciaram nesta terça-feira (01/08), no Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’, mais uma ação para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, prática que é obrigatória.
Os recipientes poderão ser entregues também na quarta-feira, dia 2 de agosto. As equipes permanecerão no local das 8h às 17h. O material recolhido será enviado à sede da Arpev, em Paraguaçu Paulista, que dará o destino correto. A expectativa é recolher aproximadamente duas toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos.
Vale ressaltar que o recolhimento das embalagens é obrigatório, conforme determina a Lei Nº 9.974 de 06 de junho de 2000, e o Decreto Nº 4.074 de 04 de janeiro de 2002, que tratam da obrigatoriedade da devolução dos recipientes, para que tenham um destino ambiental correto e seguro.
Na última ação ambiental realizada, que aconteceu em 2021, compareceram mais de 115 produtores rurais, que entregaram suas embalagens. A iniciativa ocorre a cada dois anos.
Fonte: Secretaria de Comunicação