A Prefeitura de Presidente Prudente realizou na tarde desta sexta-feira (18/08), no Complexo Aquático Centro Olímpico ‘Antônio Macca’, a formatura dos 30 alunos da primeira turma do programa TEAtivo, realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. A segunda turma foi anunciada pelo prefeito Ed Thomas, sendo custeada totalmente com recursos próprios. As aulas dessa nova fase já começaram e conta atualmente com 18 alunos.

O evento contou com a presença especial do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. Também estiveram presentes o prefeito Ed Thomas, a secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini, o secretário da Sesau e um dos idealizadores do projeto, Breno Erbella Casari, o secretário da Semepp, André Domingos, o coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, e as professoras Iara Anai Raimundo e Micheline Cardoso Ferreira.

Também estiveram presentes a equipe de apoio do projeto e as famílias dos 30 alunos formandos, que receberam os certificados de conclusão após o primeiro ano do programa TEAtivo.

Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mencionou sobre a grandiosidade do projeto e também do Complexo Aquático. “Estou encantando com o projeto. Tenho autistas na família e sei da importância de iniciativas como esta. Esporte é inclusão. Contem com a gente. Vou apresentar o Teativo ao governador Tarcísio e, quem sabe, sirva de exemplo para que todas as crianças com autismo do estado tenha oportunidade. Parabéns, prefeito Ed Thomas, pela iniciativa”.

Conforme o secretário da Sesau, Breno Casari, tudo começou com a Micheline, mais ou menos em 2017, e hoje segue com a Iara. “Hoje prudente está entre as três maiores equipes de natação do Estado, iniciamos com um e hoje temos 140 atletas. Somos referência em natação, parabadminton e paraesgrima. Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto e é muito emocionante estar aqui hoje, formando essa primeira turma. Obrigado a todos”.

A mãe da aluna Gabriela, Sara Lopes, fez um relato sobre o desenvolvimento da criança, que já havia, sem sucesso, tentado outras escolas de natação da cidade. “Agradeço a oportunidade de participar de um projeto tão fantástico. Agradeço imensamente a professora Iara, que coloca tanto amor no que faz. Ela é muito mais que uma professora de natação, ela faz muito mais do que pilotar esse projeto, ela, e os ‘tios’, acolhem nossos filhos e passam segurança. Foi aqui que a Gabi se encontrou. É um projeto que precisa permanecer”.

Fabiana Silva Santos, mãe da aluna Mirella, também dividiu um pouco sobre a importância do TEAtivo na vida da família. “A Mirella sempre teve muito medo de água, até para tomar banho. Sei que minha filha é uma criança difícil e agradeço imensamente a paciência dos profissionais, que são maravilhosos e ao projeto, que tem possibilitado a evolução da Mirella”.

Segunda turma

Durante a cerimônia, o prefeito Ed Thomas anunciou que a segunda turma está garantida em uma nova fase do programa, a ser custeada totalmente com recursos próprios.

“Vocês são a melhor plateia a quem já discursei. A resposta está ali, dentro da piscina. Agradeço aos que somam e fazem a diferença na vida das pessoas, como estas que aqui estão.

Clélia Tomazini, secretária da SAS, comentou que o projeto será custeado por meio da pasta. “Fomos procurados assim que chegou a notícia que o recurso seria descontinuado pela Federação. O prefeito abraçou o projeto e não vamos deixar acabar”, finalizou.