A partir deste sábado, Nelson Rodrigues estará em cena. Uma série de espetáculos baseados na obra do autor ocuparão diversos espaços do Centro Cultural Matarazzo, com entrada gratuita por ordem de chegada, realizados por meio do Programa Sociocultural e Artístico – Núcleo de Formação Teatral da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Secult).
Serão cinco espetáculos construídos dentro da disciplina de Prática de Montagem Teatral, com os alunos do Programa Sociocultural e artístico – Núcleo de Formação Teatral da Secult, com atrações dias 16, 17, 21 e 22 de dezembro.
Confira a programação:
- Dia 16, sábado, às 20h - Auditório Sebastião Jorge Chammé - Centro Cultural Matarazzo.
Espetáculo: Perfume de Mulher, baseado na Obra “A Vida como ela é”, de Nelson Rodrigues.
Sobre o espetáculo:
“Mulher quando dá muita sopa... é aquela água!”
Inspirado na Obra de Nelson Rodrigues, o espetáculo busca retratar a “Vida como ela é...” por meio de um diálogo entre a essência do Conto publicado na década de sessenta e o tema contemporâneo do Empoderamento Feminino.
Será que os personagens de Nelson Rodrigues ainda tocam nossa emoção? Será que o texto do “Anjo Pornográfico” ainda é atual?
Para vivenciar essas respostas o espetáculo utiliza o surrealismo presente na obra do renomado e polêmico jornalista/dramaturgo e traz para o Brasil atual o personagem “Paiva”, um homem da década de cinquenta, machista e conservador: “Paiva, um homem de 1950, um colecionador de artefatos preciosos e fissurado pela história do perfume, em uma de suas viagens encontrou algo que mudaria drasticamente sua vida, encontrou um portal misterioso. Um portal que poderia levá-lo ao encontro do seu desejo mais forte, que, no caso, era encontrar a mulher com o melhor perfume para que pudesse adicionar à sua coleção de mulheres objeto...”
No entanto, Paiva, não esperava encontrar Guida, uma mulher com um perfume capaz de enfeitiçar, dona de si mesma e fiel aos desejos dela.
A relação entre os personagens representa o conflito entre a necessidade de controle do machismo e a possibilidade de flexibilizar estruturas sociais repressoras por meio do Feminismo.
Ficha Técnica:
Baseado no Conto “Perfume de Mulher”, da obra A Vida como ela é, de Nelson Rodrigues
Direção: Denilson Biguete
Atores: André Silva, Marcely, Matheus Farias, Paula Bigoli e Talita Nunes.
Entrada gratuita (por ordem de chegada)
Desaconselhável para menores de 14 anos.
- Dia 17, domingo, às 20h - Auditório Sebastião Jorge Chammé - Centro Cultural Matarazzo.
Espetáculo: Dorotéia
Sobre o espetáculo:
Numa casa só de mulheres, sem quartos e onde há mais de 20 anos não aparece um homem, chega Dorotéia, uma ex-prostituta arrependida, que quer se redimir de seus pecados. Procura abrigo na sua família e é, em alguns momentos, questionada por Dona Flávia, a prima mais velha, que, mesmo com sua raiva, implicância e orgulho, faz de tudo para removê-la da ideia, às vezes com uma nesga de afeto, de fragilidade e disfarçados gestos de acolhimento, mas contando que ela aceite as condições de viver naquela casa e se tornar tão feia quanto o resto da família.
Um ponto alto do espetáculo é a trilha, que além de ser executada ao vivo tem na figura do intérprete-músico a figura do homem jarro, simbolizando os homens que passaram pela vida da prostituta.
Com uma habilidade genial para ironizar e satirizar os desvios comportamentais da sociedade, Nelson Rodrigues, que inaugurou e consolidou o modernismo no teatro brasileiro nos apresenta um texto único e universal que vem atravessando décadas com a mesma vitalidade
Ficha técnica:
Autor: Nelson Rodrigues
Direção: Denilson Biguete
Elenco: Allan Albuquerque, Caio Novaes, Jéssica Corte, Lívia Garrio, Mariana Silva, Rhavely Ribeiro e Willian Bittencourt
- Dia 21, quinta, às 20h - Espaço Laje - Centro Cultural Matarazzo.
Espetáculo: Paixão
Dia 22, sexta, às 19h30 - Teatro Paulo Roberto Lisbôa - Centro Cultural Matarazzo
Espetáculo: A Noiva da Morte
Dia 22, sexta, às 21h - Espaço Laje - Centro Cultural Matarazzo
Espetáculo: O Pastelzinho.
Fonte: Secretaria de Comunicação