O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, recebeu na manhã desta sexta-feira (19/04), no gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, acompanhado da deputada estadual por São Paulo, Márcia Lia. A recepção ao maior representante da esfera federal recebido, oficialmente, nos últimos anos pelo chefe do executivo foi acompanhada pelo vereador Ivan Itamar, pela secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, Clélia Tomazini, e por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Projeto Aquarela”.
Também acompanharam o encontro o presidente do Conselho Intersindical de Presidente Prudente, Paulo Oliveira, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região (Sintrapp), Luciana Telles, o professor do Projeto Aquarela, Alexandre Serra, o chefe de gabinete, Geraldo Gomes, e secretários da administração municipal.
Por meio do Decreto Nº 35.365/2024, o ministro foi considerado Hóspede Oficial do Município no dia 19 de abril de 2024. O documento foi publicado no Diário Oficial do dia 16.
O prefeito Ed Thomas ressaltou o privilégio e a importância em receber o ministro. “Receber o ministro Luiz Marinho é receber o presidente da República. Nos reunimos aqui hoje para recepcioná-lo como autoridade de nosso país, mas também, em respeito à sua história e trajetória política. Também estamos aqui para mostrar o que temos de melhor, nossas crianças, nosso Projeto Aquarela, e para solicitarmos auxílio em algumas áreas”, comentou Ed.
Ed aproveitou a presença do ministro para solicitar recursos à cidade, evidenciando algumas questões, principalmente relacionadas à educação e tecnologia, considerando a formação de qualidade para crianças e jovens.
O prefeito mencionou sobre a situação das escolas municipais, que funcionam em prédios antigos e com fiação inapropriada para o recebimento de ar-condicionado. “Sofremos com temperaturas perto dos 40ºC. Nossas escolas precisam de novos padrões de energia. Conseguimos trocar de algumas, mas é uma obra de custo elevado”.
Foram entregues três ofícios, um solicitando recursos para adequação e instalação de ar-condicionado nas escolas da rede municipal, um para a busca de verbas a serem investidas no Projeto Aquarela, considerando principalmente a segunda unidade, inaugurada nesta semana, que ampliou o atendimento de 300 para 500 alunos, e o terceiro que visa a ampliação e modernização do laboratório de informática da Fundação Inova, com o objetivo de contribuir para a formação profissional e atender o mercado de trabalho, principalmente no setor da tecnologia.
O ministro agradeceu a recepção e cumprimentou o prefeito e a primeira-dama pelo trabalho realizado no Projeto Aquarela, além de parabenizar os alunos e atletas pelos resultados alcançados no karatê.
“É um prazer enorme. Obrigado pela recepção, pelo carinho de sempre. Esse projeto, eu consigo compreender e admirar sua importância. Fui prefeito de São Bernardo do Campo por oito anos, onde tínhamos 34 mil jovens, meninos e meninas, em vários programas. Quando se une a educação e o esporte, influencia criativamente a disciplina, influencia o convívio dentro da família, dentro da comunidade, das cidades, o processo de harmonia, de harmonização e de disciplina no aprendizado, melhora a evolução do aprendizado. O resultado é ainda maior quando se cria a combinação da educação, esporte e cultura”.
O ministro afirmou que as demandas apresentadas serão repassadas. “Irei levar as demandas e partilhar com os colegas de governo. O compromisso do presidente Lula é de pensar o Brasil a partir das pessoas, das crianças, da juventude, das famílias e das necessidades, e olhar os bons projetos. Então, se tem bons projetos, tem mais oportunidade, independente da região do país onde que se encontra”, finalizou o Marinho.
Na agenda oficial do ministro a Prudente, também aconteceram encontros com servidores na Gerência Regional de Presidente Prudente e participação de Plenária na OAB sobre "Fortalecimento das Relações de Trabalho com Igualdade e Desenvolvimento Socioeconômico", onde discutiu com representantes da sociedade civil, sindicatos e empresários estratégias para promover um ambiente de trabalho mais equitativo e inclusivo, além de estimular o crescimento econômico regional.
Luiz Marinho também será homenageado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, na noite desta sexta. O ministro receberá o Título de Cidadão Prudentino, homenagem de autoria do vereador Ivan Itamar.
Como todas as sessões realizadas pelo Legislativo, a solenidade é aberta ao público e será realizada no auditório da 29ª Subseção da OAB em Presidente Prudente, que está localizado na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 885, no Jardim Marupiara.
Confira abaixo o histórico do Ministro.
Luiz Marinho, nascido em Cosmorama no dia 20 de maio de 1959, é casado com Nilza de Oliveira e tem dois filhos. Formado em direito, deu início a sua vida profissional como lavrador e foi na década de 1980, trabalhando como operador de máquinas na Volkswagen, que se ingressou nas lutas sindicais, chegando a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 1996, o mesmo que foi presidido pelo Lula anos antes. Deixou o cargo em 2003 ao assumir a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Marinho liderou a pasta do Trabalho entre 2005 e 2007, e da Previdência Social de 2007 a 2008, quando deixou o governo federal para concorrer à prefeitura de São Bernardo do Campo, onde atuou por dois mandatos, de 2009 a 2017.
As políticas públicas implementadas pelo Ministro do Trabalho impactaram positivamente o mercado de trabalho em Presidente Prudente, resultando em mais oportunidades de emprego, melhorias nas condições de trabalho e aumento da renda para os trabalhadores locais.
Ressaltando ainda que os programas e ações do Ministro que promoveram a inclusão de grupos mais vulneráveis, como pessoas com deficiência, jovens em busca de emprego e minorias étnicas, cria oportunidades equitativas para todos os residentes de Presidente Prudente. Assim como incentivaram o crescimento das empresas e o empreendedorismo na região, resultando em um ambiente de negócios mais próspero, com impacto direto na economia do município.
Destaque ainda que o grupo tripartite envolvendo empregadores e empregados com a coordenação do Ministro resultará em melhoria das relações entre empregadores e empregados em Presidente Prudente, fortalecendo a negociação coletiva e a resolução pacífica de conflitos trabalhistas.
(com apoio Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal)
Fonte: Secretaria de Comunicação