O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, recebeu na tarde desta quinta-feira (16/05), no gabinete do Paço ‘Florivaldo Leal’, o prudentino Miguel Rosa dos Santos, aluno da Escola Municipal José Carlos João, um fenômeno de apenas 9 anos que já carrega em seu currículo dezenas de premiações, inclusive com reconhecimento internacional.
A visita foi acompanhada pela vereadora Nathália Gonzaga e pelos pais de Miguel, Josiane Mendonça dos Santos, que é coordenadora pedagógica de uma escola estadual, e Ricardo Rosa dos Santos, policial militar.
Miguel integra a ISS, uma sociedade restrita para pessoas com quociente de inteligência (QI) elevado. Com 133 pontos no teste, ele foi considerado superdotado. O prudentino, ainda nos primeiros anos, foi diagnosticado com autismo e luta contra uma cardiopatia, condição que ocasionou uma cirurgia em 2022.
Atualmente, é aluno ouvinte do mestrado em física da FCT/Unesp Prudente, acompanhado pelo professor doutor Angel Fidel Vilche Peña, é embaixador do Observatório ‘Anwar Damha’, na Cidade da Criança, além de integrar a suplência do Parlamento Jovem 2024 da Escola do Legislativo ‘Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’, da Câmara Municipal de Presidente Prudente
O aluno da Escola Municipal José Carlos João sonha em cursar engenharia aeroespacial no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para construir foguetes e aeronaves. Com apenas 9 anos, já tem no currículo dezenas de certificados, premiações e vencedor de inúmeras olimpíadas, inclusive internacionais.
Entre as congratulações, está o Prêmio Ouro no Singapore and Asian Schools Math Olympiad, Certificado de Jovem Cientista pela Agência Espacial Brasileira, certificado do International Astronomical Search Collaboration, emitido pela Nasa,
No ano de 2022, o aluno prodígio participou do Sócios Mirins AEITA - Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a nível nacional, projeto que buscava selecionar dez crianças que fossem destaque em áreas relacionadas a Ciências, Engenharia e Inventividade, em especial a temas ligados ao setor aerospacial ou tecnológico, para fazer parte de um seleto clube de jovens talentos brasileiros. Miguel ficou entre os melhores e decidiu participar do Caça-Asteróides, quando recebeu a medalha por ter detectado 44 asteroides preliminares.
Miguel comentou que se sente muito bem na sua atual escola, a EM José Carlos João, onde foi matriculado após uma experiência em um colégio particular. Segundo ele, de todos os certificados que possui, seu preferido é o do Parlamento Jovem, da Câmara Municipal. Mesmo suplente, tem sempre acompanhado as sessões ordinárias.
“O Parlamento Jovem me possibilita a aprender mais, principalmente sobre inclusão e educação. Quero poder aprender e colaborar com essa área, principalmente para ajudar crianças som superdotação da rede municipal”, comentou.
O prefeito Ed Thomas afirmou que Miguel, assim como Ariane Sorriso, é um patrimônio de Presidente Prudente. “Gostei muito de te conhecer. Você é o futuro da nossa cidade, nosso patrimônio. Já ouvimos falar de você por aí e, com certeza, ainda ouviremos muito mais”.
Fonte: Secretaria de Comunicação