A cidade de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inicia na segunda-feira, dia 27 de maio, a vacinação monovalente contra a Covid-19, a Spikevax Monovalente, fabricada pela Moderna com atualização para a subvariante da Ômicron XBB 1.5.

Presidente Prudente recebeu 2.000 doses da vacina, que serão utilizadas na imunização do público prioritário, como crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

O secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, explica que a recomendação do uso da vacina monovalente XBB nos grupos prioritários independe de quantas doses anteriores a pessoa já tenha recebido, ou seja, se não possui nenhuma dose ou já recebeu 1,2, 3 ou mais doses. “Quem está incluso no grupo prioritário deve receber uma dose da vacina monovalente atualizada”, ressaltou.

Conforme orientação do GVE (Grupo de Vigilância do Estado), este imunizante pode ser administrado simultaneamente com qualquer outra vacina, com exceção da vacina contra a dengue, que exige um intervalo mínimo de 24 horas entre elas.

Vale ressaltar que a adesão ao esquema vacinal permite a redução de casos graves e óbitos pela Covid-19, sobretudo com o surgimento de novas variantes do vírus. A composição das doses de reforço é atualizada para ampliar a proteção do sistema imunológico, induzindo respostas mais eficazes dos anticorpos contra as mutações altamente circulantes.

Em Presidente Prudente, a imunização com a monovalente abrangerá todas as 28 salas de vacinação do município, que funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.